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Materiais ricos: Quais tipos de conteúdos podem contribuir para geração e qualificação de leads

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de maio de 2021

Hoje o tópico é materiais ricos e tipos de conteúdo. Para cada etapa do funil de marketing, existem conteúdos mais ou menos adequados.

Como está sua jornada de aprendizado aqui? Tudo bem? A partir de agora vamos aprofundar em estratégias digitais alinhadas à Inbound Marketing. 

Se você ainda tem dúvidas sobre a jornada de compra e funil de marketing, eu sugiro que volte nesses conteúdos aqui em baixo. Assim, podemos seguir alinhados com os conceitos. Ok?  

Para saber mais sobre jornada de compra, clique aqui.

Se suas dúvidas são sobre funil de marketing, esse vídeo pode ajudar.

Pensa comigo: no início da jornada, o consumidor ainda não está realmente engajado nas pesquisas, não está tão interessado ou disposto a se aprofundar no assunto em questão. Conforme o usuário vai evoluindo na jornada de compra, estará mais suscetível e passar mais tempo lendo e a “gastar neurônios” ali.  

No topo do funil é comum criar conteúdos tipo blog posts, videos curtos, mídias sociais e até mesmo alguns ebooks simples distribuídos através de landing pages. São conteúdos simples, de fácil acesso, que vão contribuir para despertar atenção sobre aquele assunto.  

No meio do funil é o momento em que o usuário já entendeu que existe um problema a ser resolvido e ele precisa aprender mais sobre o problema. Aqui ele está mais suscetível a conteúdos mais extensos como ebooks, webinars, vídeo aulas… Como a ação de procura parte do usuário, é natural que a conversão em landing pages através desse tipo de conteúdo seja mais fácil.    

No fundo do funil, os tipos de conteúdo ideias são cases de sucesso, estudos de caso e a própria página do produto ou serviço. Nessa fase você pode oferecer descontos na primeira compra, que vai conversar muito mais do que um post nas mídias sociais, por exemplo. 

Entenda os formatos de conteúdo, pois isso vai te ajudar a criar de forma a fazer o usuário avançar na jornada. 

Importante: teremos conteúdos de topo, meio e fundo de funil em blogs, mídias sociais e vídeos. O que deve ser levado em consideração é a adequação de cada formato às etapas do funil e quais vão conversar melhor com o consumidor no momento em que ele se encontra. 

 

O que são e para que servem os materiais ricos?

Fala-se muito do tipo de conteúdo “material rico” mas você sabe o que eles são, realmente? São textos mais densos, explicativos e extensos, nos quais o usuário interessado em um assunto está propenso a converter. 

Ou seja, não é um material dado “de graça”. Você solicita os dados da pessoa, e, ao recebê-los, você tem a permissão para se relacionar com ela, assim como ela tem acesso ao material preparado à sua expertise.

Quer saber mais sobre Landing Pages? Vem ver esse vídeo onde eu conto 9 passos para uma anatomia de sucesso.

Lembra da frase “o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo”? Quando alguém baixa um conteúdo da empresa, ela está nos dizendo o nível de interesse naquele conteúdo, que por sua vez, fala de um momento da jornada de compra. Assim, fica mais fácil compreender quais estratégias e quais tipos de conteúdo enviar para esse lead para que ele possa avançar para lead qualificado. 

Sendo assim, os materiais ricos são como iscas que ajudam a empresa a criar um relacionamento com pessoas que tem interesse naquele mercado, assim como qualificar, nutrir e educar essa pessoa para que ela esteja mais preparada para uma abordagem de vendas no futuro. 

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