[eBook] O Que é Inbound Marketing? Torne-se um Especialista em Como Os Seus Clientes Consomem e Aumente os Resultados

inbound marketing

Tem coisa mais intrigante, do que você estar navegando na internet e ser abordado com conteúdos ou anúncios sobre algo que você estava buscando, ou às vezes nem buscando estava, mas parece que caiu como uma luva para resolver algum problema?

Eu digo que isso nada mais é, do que a arte de entender mais dos seus potenciais clientes do que das próprias mídias em si.

Sabe porque isso é importante?

Porque as pessoas não  são consumidoras o tempo todo, elas buscam muito mais do que o que o produto/serviço pode fazer para elas, elas buscam a transformação que eles podem causar.

Por isso o Inbound Marketing tem sido uma solução para várias empresas atraírem esse novo consumidor e gerarem mais resultados do que o normal e ainda em época de crise.

Muito tem se falado em Inbound Marketing, Outbound e Funil, e para ampliar o seu conhecimento e mostrar como você pode implantar tudo isso para melhorar os resultados da sua empresa, preparamos o eBook: a Mudança no Processo de Compra. A Nova Jornada do Consumidor  .

Veja Um Pouco do Que Você irá Encontrar no eBook Sobre a Nova Jornada do Consumidor

Inbound X Outbound

A metodologia de Inbound Marketing, também chamada de o Novo Marketing, Marketing da Permição, ou Marketing da Atração,  é voltada para a prospecção de clientes e é feita com base na atração. No Inbound Marketing, ao invés de enviar spams ou usar anúncios interruptivos, são usados recursos como a criação de blogs, elaboração de e-books e outras formas de conteúdo, divulgados por meio de SEO e de um mailing (lista de e-mails) bem segmentado.

O Outbound Marketing, o Velho Marketing, Marketing da interrupção, ou ainda o Markeitng Tradicional, é difuso, invasivo e focado no que a empresa quer falar. O Inbound é atrativo, direcionado e voltado para os interesses dos seus clientes em potencial. O marketing tradicional é muito mais focado no que a empresa quer dizer de si mesma e não no que os consumidores querem e precisam saber. Outra característica do tipo tradicional é que ele não respeita as diferentes etapas da jornada de compra (as fases de compra, desde o 1º contato ao contato final, o de venda) do consumidor e uma mesma mensagem é disparada para todos os seus públicos. E as mídias tradicionais, especialmente as mídias off-line como rádio, TV e jornal, são bastante caras.

Embora o conceito de Inbound Marketing seja relativamente recente, ele está sendo cada vez mais adotado pelas empresas no Brasil e no mundo.

Etapas do Inbound Marketing

No Inbound Marketing, entende-se que cada cliente em potencial pode estar em uma diferente etapa da jornada de compra. A partir dessa definição, atua-se de forma customizada para cada uma delas. Veja na imagem as etapas de compra.

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A jornada tem quatro estágios: atrair, converter, fechar negócio e agradar. Os consumidores são classificados, então, em visitantes, leads, clientes e, por fim, em promotores da marca. O seu público passa a ser tratado como buyer persona (perfil de uma pessoa que representa o comprador ideal) e o caminho que ele usa para tomar decisões de compra é chamado de buyer’s journey/jornada de compra.

Por que usar e como usar?

O Inbound Marketing apresenta várias vantagens. O seu custo é muito menor do que investir em mídia tradicional e o índice de retorno é maior. No Brasil, o custo médio por lead gerado com base em estratégias de Inbound Marketing é de R$ 10, enquanto que com Outbound Marketing é de R$ 19. Ou seja, a efetividade da metodologia e seu ROI (return of investment) são maiores.

Hoje, 58% das empresas no país já fazem algum tipo de uso de estratégias de inbound. Fazendo Inbound Marketing, sua empresa ganha credibilidade e mostra autoridade aos seus clientes em potencial e ao mercado onde você atua, fortalecendo sua imagem como um todo.

Antes de começar a planejar sua estratégia, escolha parceiros capacitados. Uma equipe multidisciplinar pode fazer o planejamento, elaborar o conteúdo, criar os layouts e divulgar seu conteúdo. No mercado, há diversas agências especializadas que definem o planejamento, estudam a jornada de compra do seu mercado, criam as buyer personas e definem um calendário editorial.

Um recurso muito explorado na divulgação do conteúdo é o SEO (Search Engine Optimization). É uma otimização para os mecanismos de busca, fazendo com que sua empresa e seu conteúdo sejam facilmente encontrados nas buscas do Google, por exemplo.

Quais os serviços que oferece?

Uma boa estratégia de Inbound Marketing combina diferentes ferramentas e processos de forma completa e inovadora. Você pode investir na criação de palavras-chaves para a otimização do seu conteúdo, na criação de landing pages, no envio de newsletters e e-mail marketings, na criação de conteúdo visual como infográficos, na gestão de mídias sociais, entre outros. Enfim, as possibilidades dentro do Inbound Marketing são inúmeras e quanto mais você explorá-las, melhores serão seus resultados.

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