3 Coisas que TODO Profissional de Marketing Deve Saber Sobre Inbound Marketing

Inbound Marketing

3 Coisas que TODO Profissional de Marketing Deve Saber Sobre Inbound Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 11 de agosto de 2016
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Sabemos o quanto o Inbound Marketing transformou o relacionamento entre as empresas e seu público-alvo. E o quanto o foco também mudou na hora de criar uma campanha. Antigamente o foco principal de qualquer campanha de Marketing era o produto, hoje é o cliente.

É pensando nele e para ele que o Marketing está voltado, e para complementar este novo modelo, o Inbound Marketing se faz necessário. Não basta pensar no cliente, é preciso fazer com que ele deseje chegar até você, e isso da forma mais sutil possível.

Nós, profissionais do Marketing, entendemos tudo isso muito bem. Mas e os outros profissionais envolvidos? E os empresários? Nem sempre né! Muitos podem achar pura perda de tempo manter um blog ou uma rede social, e acharem que apenas o Marketing Tradicional realmente traz resultados.

Sabemos que não, e pensando nisso, resolvi listar para você 3 coisas que todo profissional de Marketing deve saber sobre Inbound Marketing! Assim você terá muito mais argumentos para convencer que ser sutil e presente, é muito mais eficiente que marcar presença de forma mais agressiva nos dias de hoje.

Custo X Benefício

O Inbound Marketing se baseia em 3 principais pilares: Marketing de Conteúdo, Estratégias de Mídias Sociais e SEO. Como podemos notar, nenhum destes pilares exige uma mega investimento, mas sim conhecimento e principalmente pesquisa quanto ao público-alvo.

Os resultados que o Inbound Marketing é capaz de gerar, são enormes frente ao investimento financeiro que ele exige. Além do mais, ele pode gerar algo no público-alvo de valor inestimável para qualquer empresa: a empatia!

O Inbound Marketing tem o poder de fazer com que o público vista a camisa da sua marca, sinta que ela faz parte de sua vida, e assim, a recomende a amigos e parentes. O Marketing Tradicional pode até encantar o público, mas dificilmente causará a empatia que o Inbound Marketing causa.

É útil ao público-alvo

Ao contrário do Outbound Marketing (Marketing Tradicional), que tem como costume empurrar os produtos para os clientes, muitas vezes de forma um tanto invasiva, o Inbound Marketing trabalha de forma inteligente os interesses do público, ofertando a ele algo que seja interessante e que tenha alguma ligação, mesmo que indireta, ao seu produto.

Uma das bases do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, e este cumpre exatamente este papel de suprir uma necessidade, sem necessariamente vender um produto. Mas sim, educar aquele público a admirar e ver sua marca como referência num determinado assunto. Para só então num próximo passo ofertar algum produto.

Portanto, o Inbound Marketing oferece algo útil ao público, firmando um relacionamento, onde quem é alcançando tem uma necessidade suprida. O profissional que trabalha o Inbound Marketing, está sempre um passo à frente quando o assunto é a necessidade do público-alvo.

Veja o que, quem não usa Inbound Marketing está perdendo!

Nada melhor que os números para provar que o Inbound Marketing dá resultado. Veja abaixo os resultados de algumas pesquisas realizadas por várias empresas que aplicam este tipo de Marketing:

– No Brasil, 58% das empresas já praticam algum tipo de Inbound Marketing, seja através de blogs, redes sociais ou e-mail marketing.

– Clientes conquistados através do Inbound Marketing, conhecem mais profundamente a marca que os conquistados através do Outbound Marketing.

– 93% dos processos de compras, são iniciados através de pesquisas pela internet.

– Empresas que praticam o Inbound Marketing, tiverem crescimento anual de 38% em seu ROI.

– Em comparação, as empresas que praticam apenas Outbound Marketing obtiveram crescimento anual do ROI de 24%.

– O Inbound Marketing gera 54% mais leads, do que o Marketing Tradicional.

– Investir em nutrição de leads garante um aumento de até 50% em suas vendas, com investimentos até 47% menor que o Marketing Tradicional.

– Empresas que fazem uso de blog, e os nutre com frequência, possui 19 vezes mais chances de crescimento do ROI.

– Após consumir o conteúdo de uma empresa, 60% das pessoas passam a ter uma visão mais positiva sobre sua marca.

Os números são muito positivos em relação ao Inbound Marketing, e certamente se uma empresa não faz uso dessa nova ferramenta, ela está perdendo uma grande oportunidade.

O Marketing é um verdadeiro mutante, hoje ele não é o mesmo de dez anos atrás, e nem será o mesmo daqui a dez anos. Ele se transforma junto com a sociedade, evolui com a tecnologia e se reinventa a cada nova geração.

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