5 Passos Para Montar a Sua Persona

Inbound Marketing

5 Passos Para Montar a Sua Persona

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 5 de outubro de 2015
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Desenvolver as personas é muito estratégico para o ranqueamento de um blog no Google. Isso porque este é um elemento que ajuda a criar conteúdos ricos e interessantes, que cativam as pessoas, trazem soluções para suas problemáticas e, principalmente, que realmente falam com elas. Estes são os principais segredos para que o seu conteúdo seja acessado por um bom número de internautas, e isso é levado em conta pelo sistema de otimização do Google (SEO).

Quer saber como montar sua persona, para criar conteúdos mais relevantes, humanizados e acessados? Acompanhe as cinco dicas que trago a seguir:

5 Passos para criar a persona da sua empresa

#1 Descubra mais sobre o seu público-alvo

Se a ideia é criar um personagem que represente o seu público-alvo, é essencial saber quais são os perfis destes consumidores, certo?

Comece pesquisando qual é a idade média dos clientes que deseja atingir, quais são os seus hábitos de consumo, qual é o gênero – masculino ou feminino – que prevalece, qual é a renda, o estado civil e a área profissional da maioria deste público.

Se as respostas forem muito divergentes, não se preocupe, você pode definir mais de uma persona para compor o seu planejamento de marketing digital.

#2 Saiba quais são as principais problemáticas dos seus clientes

Uma informação muito importante é referente às dores dos seus clientes. Ou seja, quais são as maiores dificuldades que eles enfrentam no dia a dia, que você poderia ajudar a solucionar.

Com base neste dado, você pode criar uma série de conteúdos de grande relevância para o seu público-alvo. Textos que realmente trarão soluções positivas para quem acessar o seu site!

Portanto, definir as principais problemáticas dos seus clientes é um passo importante para a criação da sua persona.

#3 Saiba quais são os principais interesses da sua persona

Também é interessante ter conhecimento sobre o que motiva e inspira o seu público-alvo. Assim, você tem acesso a mais um dado importante na hora de definir pautas para conteúdos: o que os consumidores que você espera atingir buscam no Google?

Com base nessa informação, você pode escolher temas para posts que estejam de acordo com o interesse dos seus potenciais clientes e pode inserir as palavras-chave mais utilizadas por eles nos seus conteúdos.

#4 Entenda quais são as mídias de comunicação mais utilizadas pelos consumidores que deseja atingir

Também é interessante saber quais são as mídias mais utilizadas pela sua persona, para que o planejamento de marketing seja direcionado para as redes certas. Se o seu público-alvo não utiliza o Twitter, por exemplo, não tem porque desperdiçar recursos com esta mídia.

Vale lembrar que criar personas é fazer uso de um recurso muito útil, independente da mídia digital utilizada para divulgação da marca. O fato de se saber com quem está se falando faz toda a diferença nos resultados.

Dica: quer saber mais sobre como usar as redes sociais como aliadas para engajar clientes e atrair leads? Leia este artigo!

#5 Crie o seu personagem

Agora que você já reuniu uma série de informações úteis, é hora de organizá-las. Pegue as principais características do seu público-alvo e monte sua persona!

Vou dar um exemplo de como poderia ser uma persona criada para uma loja – fictícia – que comercializa jogos de videogame online, para que você visualize melhor como é a ideia:

André tem 25 anos, trabalha com tecnologia da informação em uma empresa que desenvolve softwares para sistemas de ensino e faz pós-graduação em Gerenciamento de projetos. Em seu tempo livre, gosta de pesquisar sobre produção de cervejas artesanais, ir à academia e jogar videogame com os amigos. Uma de suas maiores dificuldades é encontrar lançamentos de jogos para comprar, especialmente porque não tem muito tempo para ir a lojas físicas. Também gostaria de encontrar um canal que oferecesse informações interessantes sobre games, como resenhas de jogos e dicas de novidades na área.

Agora que você tem todas as informações em mãos e já sabe como montar a persona. Deixe sempre acessível estas informações, elas sempre serão úteis tanto na criação de conteúdo, como no planejamento do seu marketing.

Está gostando dos meus conteúdos? Então eu acredito que você irá também gostar dos meus vídeos. Acesse o meu canal no YouTube e inscreva-se!

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