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O Que é Marketing de Conteúdo e a Influência Nas estratégias de Inbound Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 23 de março de 2016
O Que é Marketing de Conteúdo e a Influência Nas estratégias de Inbound Marketing
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o que é marketing de conteúdo

Durante um bom tempo, a única forma de se fazer publicidade era através de comandos imperativos destinados ao consumidor. Neste cenário, o marketing contava com uma única estratégia: valorizar a qualidade e os benefícios de produtos e serviços, para que então, o consumidor se sentisse atraído para a compra. Hoje, não importa se você é dono de um grande ou de um pequeno negócio, com a internet e o marketing de conteúdo, você não precisa mais pagar grandes quantias a uma agência de publicidade para chegar até o seu público alvo.

Foi a evolução da internet que fez esse cenário mudar drasticamente. Não apenas porque o consumidor passou a ser mais exigente e crítico, mas, principalmente, porque a rede permitiu o acesso de forma igual à pequenos e grandes negócios, aumentando a concorrência de diversos setores.

Se por um lado a internet abriu portas para muitos negócios, por outro, a forma de ganhar o consumidor mudou definitivamente. Hoje ninguém esta disposto a comprar qualidades e benefícios de forma passiva. É necessário conquistar, atrair e vender através de conteúdo. E foi justamente nesse cenário que o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing revolucionaram a forma de se promover produtos e serviços no mundo inteiro!

#1 – O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que pretendem atrair, conquistar e fidelizar clientes através da geração de conteúdo. Com esse tipo de marketing, é necessário conhecer quem é o seu público alvo e o que ele deseja, para que então, se produza um conteúdo cativante e atrativo, capaz de atrair tráfego para o seu blog ou site e transformar esse tráfego em leads, isto é, um contato qualificado e interessado em seu produto ou serviço.

#2 – Marketing de conteúdo como estratégia do Inbound Marketing 

Marketing de Conteúdo é o principal pilar do Inbound Marketing, que nada mais é do que uma técnica de compartilhar conteúdo de qualidade direcionado ao seu público alvo. O Inbound Marketing visa ganhar o interesse dos consumidores, ao invés de comprá-los. Por isso, os imperativos de compra foram substituídos por muita informação útil e de interesse que leva o seu consumidor se sentir especial por, antes mesmo de comprar, sair ganhando através do conteúdo que você proporciona.

Inbound Marketing garante, através do conteúdo, que a mensagem atrelada ao seu produto ou serviço, chegue até o seu público alvo de forma personalizada, agindo como um imã para os clientes que de fato estão em busca do seu produto ou serviço.

A antiga forma de se fazer marketing, o chamado Outbound Marketing, é uma estratégia em declínio, pois hoje o consumidor está mais no controle da informação e pode avaliar aquilo que quer receber ou não. Além disso, o Inbound Marketing tornou-se uma opção mais rentável para a grande maioria dos negócios, já que custa 62% menos do que uma campanha de Outbound Marketing.

Para entender melhor a diferença entre Inbound Markeitng e Outbound Marketing, acesse aqui!

#3 – Estratégias vencedoras para você aplicar

estratégias de marketing de conteúdo

É preciso ter em mente que o conteúdo dialoga não apenas com o público alvo do seu negócio, mas também com áreas estratégicas dentro da sua empresa. Por isso, o conteúdo além de passar por uma etapa de produção, deve ser aprovado para que esteja alinhado com os objetivos principais do seu negócio. Algumas estratégias para isso são essenciais.

Construir a percepção da marca e autoridade no tema

Uma das principais estratégias de Marketing de Conteúdo é difundir conteúdo para que seus clientes e potenciais clientes se identifiquem com a sua marca, além de mostrar que você tem autoridade sobre aquilo que oferece. Por meio do conteúdo, você mostra a personalidade da sua empresa, gerando mais envolvimento, afinidade e identificação com sua marca e produtos e serviços.

Retenção e fidelização de clientes

Uma das grandes estratégias utilizadas pelo marketing de conteúdo é a retenção de clientes através do conteúdo. O objetivo dessa estratégia é deixar o cliente apaixonado e entretido pelo conteúdo que você proporciona. Além de newsletters e e-mail marketing, é possível promover eventos  através de webnários e hangouts.

Concluindo

A princípio esta estratégia pode parecer um pouco complicada ou até que não é para o seu negócio. Estou a 6 anos atuando especificamente na área de Marketing Digital e posso te afirmar com todo o meu conhecimento que o Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias da atualidade, para negócios de qualquer porte que querem atingir mais resultados ao menor custo por cliente.

 

Essas dicas foram úteis para você? Então deixe abaixo o seu comentário!

Abraços,

Karine Borges

 

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