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Flywheel Marketing e o Inbound Marketing - Todas as áreas envolvidas pelo inbound

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 3 de setembro de 2020

Você já ouviu falar de Flywheel marketing? Hoje eu quero te apresentar esse método que demonstra a evolução no modo de pensar o Inbound Marketing agora não só para o marketing, mas para toda a empresa.

Primeiro, vamos repassar a ideia do funil AIDA. Elias Lewis criou o funil naquele primeiro processo de vendas, com aquelas quatro etapas: atenção, interesse, desejo e ação. Um dos seus colegas de trabalho quis adicionar mais uma etapa, mas ela foi desconsiderada.

Sabe o que era essa etapa? Satisfação contínua. Isso significava que eu ia atrair, prospectar, vender e também precisava encantar, satisfazer continuamente os meus consumidores. Para que? Para ele entrar novamente no funil.

Ainda tem dúvidas sobre o que é funil de vendas e/ou funil de marketing? Nesse vídeo eu explico direitinho o porquê desses nomes e como eles funcionam!

Funil de vendas X Funil de Marketing – qual a relação e como estão evoluindo com a jornada de compra

O pensamento do funil é o que as pessoas entravam, compravam, e iam embora. Não existia para o marketing a intenção de continuar conquistando esse usuário para que ele voltasse a comprar da empresa. Era como se fosse furado, ele comprava, saía do funil e acabou. E isso tornava as estratégias muito mais caras.

flywheel-e-funil

O que o flywheel marketing quer nos trazer de novo? Que a intenção do marketing é fazer desse funil um tipo de roda: que possamos atrair clientes e transformá-los em defensores da marca ao ponto de que não só continuem comprando como tragam outras pessoas com elas. 

Toda a empresa é envolvida nesse processo: Marketing, vendas e atendimento. São as áreas responsáveis em gerar diretamente as melhores experiências para o consumidor.

A proposta do flywheel é atrair e encantar, que é o que nós aplicamos dentro do inbound marketing, de forma cíclica.

Usando o pensamento do Flywheel dentro do Inbound conseguimos gerar uma escala maior de resultados. Se diminui o atrito – os problemas – durante a jornada do cliente e consigo ganhar velocidade.

Pense da seguinte forma, quando meus clientes promovem meu produto, falam sobre a minha empresa e compram mais de mim, eu ganho velocidade. Atraio mais pessoas, ganho volume e ganho força. Fazendo com que essa roda gire, ganho mais escala e previsibilidade nos resultados.

 

webinar inbound marketing

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