Como Usar as Palavras-Chave no Marketing de Conteúdo

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Como Usar as Palavras-Chave no Marketing de Conteúdo

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de março de 2016
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O que guia uma pessoa até um conteúdo é o que chamamos de palavras-chave. Elas são extremamente importantes para que seu público descubra o seu site, blog e outras ferramentas de marketing de conteúdo na internet e se interesse por ele.

Imagine a seguinte situação: você está em uma livraria à procura de um livro sobre determinado assunto. Por exemplo, como preparar um almoço de domingo. Então, começa a olhar as capas e os títulos de todos os milhares exemplares disponíveis. Logicamente, aqueles que contêm alguma palavra que possa te ajudar a responder a sua questão que te chama a atenção. Ou ainda, aqueles que se encaixam corretamente com o que está buscando. O que faz em seguida? Abre e lê o primeiro parágrafo para ver se esse livro lhe atrai.

Essa analogia é perfeita para demonstrar como os grandes sites, como o Google, selecionam os conteúdos que acreditam que sejam importantes para você. E o que acontece, na realidade, é exatamente isso: o buscador elenca aqueles que contêm as palavras do seu interesse nos títulos e nos primeiros parágrafos, para te apresentar depois, como possíveis opções para atender as suas necessidades.

Como escolher as palavras-chave corretas?

Primeiro, é muito importante estar com a cabeça aberta para enxergar muito além do seu negócio. Afinal, a língua portuguesa é muito expressiva e abrange muitas denominações diferentes para muitas coisas. Por isso, sempre mantenha o bom senso e procure um meio termo. Não seja nem pontual, nem abrangente demais.

Outra questão importante é prestar atenção na concorrência. Algumas palavras já são amplamente utilizadas. Abaixo, separamos algumas ferramentas que podem te ajudar nessa missão:

Keywords Planner

O Google disponibiliza uma ferramenta para ajudar na seleção das palavras-chaves corretas ou ainda aquelas que não têm um volume de pesquisa alto – as quais costumamos chamar de palavras-chaves detalhadas. Essas são as que têm uma possibilidade mais alta de gerar uma conversão.

O primeiro passo é entrar na lista de ideias das palavras-chaves ou do grupo de anúncios e adicionar as palavras-chaves que pensa que são adequadas para seus negócios em um “carrinho de compras” provisório. Exatamente igual quando se faz uma compra em um e-commerce. Se você já tem uma lista de palavras-chaves, pode colocar essas manualmente e ainda carregá-la em um ficheiro CSV para aumentar a previsão de cliques e de custos.

O planejador de palavras-chave do Google irá lhe mostrar a média mensal de pesquisas, a concorrência e o valor que estão pagando nos links patrocinados pelas palavras sugeridas e também lhe sugerirá outras palavras do mesmo segmento para você estudar a utilização em suas estratégias de conteúdo. Veja abaixo como a ferramenta se comporta, apontei com seta os principais detalhes que mencionei.

Passo 1

planejador de palavras-chave

Passo 2

planejador de palavras-chave2

SEMRUSH

Essa ferramenta faz basicamente o que a oferecida pelo Google faz, com a diferença que mostra com exatidão quais são as palavras-chaves em foco. Assim, ao apresentar uma porcentagem determinada da palavra-chave, essa ferramentas estima quanto falta para atingir as posições orgânicas dos seus concorrentes dentro dos sites Google ou Bing.

BUZZSUMO

Buzzsumo possui um plano gratuito que funciona da seguinte forma: você começa colocando uma ou duas palavras relacionada a sua indústria que gostaria que aparecesse nos títulos do conteúdo. Depois, pode buscar os conteúdos disponíveis usando essas palavras-chaves selecionadas.

A busca abrange, inclusive, vídeos ou artigos. Você pode aplicar alguns filtros, inclusive, por data. O BuzzSumo ainda mostra quantas vezes o artigo foi compartilhado em cada rede social, ordenado pelo dia em que isso aconteceu. Isso ajuda a julgar a popularidade da palavra-chave.

O que é cauda longa e qual o seu impacto no SEO

Pra mim essa é a melhor estratégia para escolha de palavras-chave, principalmente se tratando de um mercado extremamente concorrido. O conceito de cauda longa foi algo definido pelo editor-chefe da revista Wired, Chris Anderson, que primeiro o citou em um artigo que virou um livro e, hoje em dia, é amplamente discutido dentro do marketing digital. Cada dia que passa, os usuários estão hábeis em descobrir exatamente o que lhes interessa ou não. Por isso, a cauda longa surge como uma estratégia essencial para ajudá-lo a encontrar o conteúdo adequado.

A Agência Mestre em um artigo, deu um exemplo ótimo que define muito bem as Long Tails (palavras-chave de cauda loga).

…ale você ultra-segmentar a área de ação, se tornando especialista em micro-áreas, atingindo públicos extremamente específicos (tênis nike converse jeans de cadarço amarelo) do que ser o maior em uma área genérica (tênis)…

…não vender genericamente Tênis, mas atender granularmente e atacar cada pequeno grupo de consumidores de modo personalizado e, assim, quanto mais grupos se consegue atingir de modo completo, melhor fica o desempenho total…

Para selecionar bem as palavras-chaves que serão usadas na cauda longa, sente-se e escreva as 20 perguntas mais frequentemente feitas pelos seus clientes  acerca do seu produto.  Essas são frases perfeitas para formular os títulos que serão considerados perfeitos para que os visitantes encontrem seu blog. A cauda longa aliada a um conteúdo consistente e uma frequência constante vai, com certeza, aumentar o tráfego do seu site.

Vale ressaltar que, quando dizemos qualquer pergunta, é realmente qualquer pergunta que um consumidor tenha sobre seu produto ou serviço. São as empresas que possuem amplo conhecimento do que realmente o público quer que conseguem produzir o melhor conteúdo para chamar a atenção dos motores de busca.

Sei que em um primeiro momento pode parecer difícil definir as palavras-chave, é complexo ter que pensar com a cabeça do público, mas posso dizer que fazer esta pesquisa será um grande exercício para você conhecer mais e melhor o seu público e a partir daí criar conteúdos ainda mais direcionados. Vamos começar?

Comente abaixo se este artigo foi útil e se tem alguma dificuldade para eu poder te ajudar.

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