Entenda o Segredo dos Blogs de Sucesso

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Entenda o Segredo dos Blogs de Sucesso

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 11 de março de 2016
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Poucas pessoas sabem do potencial que um blog possui para atrair visitantes e convertê-los em clientes. Além de ser uma ferramenta sustentável, a produção de conteúdo relevante é atualmente uma das armas mais poderosas dentro do marketing digital. Um blog de qualidade é o que garante o link building, ou seja, o recebimento de links de outros influenciadores na área. Essa é uma estratégia fundamental para posicionar o seu cliente, assim como para se consagrar uma grande autoridade no assunto.

Se for feita da maneira correta, sendo conduzindo por pessoas especializadas, um blog de qualidade com certeza é a melhor arma dentro de uma estratégia de marketing digital. Mas como produzir um conteúdo de qualidade?  Nesse post reunimos algumas experiências internacionais e nacionais. Assim, apontamos algumas das tendências seguidas por blogs referenciados e que podem te inspirar.

Aprenda com os melhores blogs

Alguns chamam de uma arte para escrever e expressar seus sentimentos. Outros, de uma ciência para aproximar cada pedaço da perspectiva de seu público. Não importa como chamem: se você escreve a partir do seu coração, saiba que vai tocar a vida das pessoas. No entanto, apesar da boa intenção, se não existe uma estratégia de escrita ou algum plano de distribuição, você certamente está fadado ao fracasso. Então, o blog funciona como uma amálgama dos dois. É uma arte e uma ciência.

A explosão de blogs começou com o lançamento do site blogger.com em agosto de 1999. Depois disso, mais de um milhão de blog posts são publicados todos os dias. E mais de 33,9 milhões de novos blogs são criados a cada mês. Mas, realmente, poucos blogs mudam a vida das pessoas. E esses são os que realmente evoluem com as mudanças da sociedade.

Quais foram os principais fatores que levaram ao sucesso desses blogs? Elementos como SEO, originalidade e frequência de postagem são alguns. Vamos falar melhor sobre eles:

Invista em SEO para aumentar o tráfego do blog

Huffington Post é um dos sites mais acessados nos Estados Unidos. E o seu slogan exemplifica muito bem a chave do seu sucesso “O jornal da internet para notícias, blogs, vídeo e comunidade”. O site de notícias e atualidades teve uma escalada impressionante, o que inclui a aquisição da AOL por 316 milhões de dólares, tornando-se a primeira empresa digital a ganhar um Prêmio Pulitzer em 2012.

Outro número surpreendente mostra que O Huffing Post alcança um número de 100 milhões de visualizações de página por mês, o que garante seu posicionamento como líder de notícias nos EUA.  A principal chave para todo esse sucesso é o fato que o canal de notícias resolveu investir em ser um gerador de conteúdo, e não apenas uma entidade jornalística. O que eles focam, intencionalmente, é na divulgação inteligente de conteúdo. Como? Todos os conteúdos têm práticas robusta de SEO para atrair tráfego orgânico para o site.

Garanta a frequência do conteúdo

Boing Boing é um site de humor produzido por quatro autores e que, juntos, colocam cerca de 30 conteúdos por dia  – o que garante um volume de tráfego expressivo. O seu faturamento é superior a mais de um milhão de dólares por ano. E mais do que isso: registra 22 milhões de pageviews por mês.

Garantir o tráfego web através da frequência de postagem é uma das chaves para gerar receita. Sem audiência, é impossível gerar lucro. Afinal, muitos anunciantes consideram o tráfego essencial – deixando de lado outros métodos de análise.

Seja um blog único

I Can Has Cheezburger? foi criado por acaso, quando seu fundador colocava fotos engraçadas e resolveu investir em um conteúdo diversificado para que seu público pudesse comentar. Esse blog é visitado por 20 milhões de pessoas por mês. Sabe por quê? Sua originalidade. Por isso, apostar em um tema específico pode tornar seu blog altamente rentável. Invista em conteúdo criativo, original e bem escrito.

Concluindo

Agora que você já sabe o que blogs de referência fazem para obter sucesso na internet, você está com a faca e o queijo na mão para começar a criar o blog para o seu negócio.

É importante destacar que você não precisa necessariamente ter um empresa para ter um blog, você pode transformar o blog na sua empresa. Como você viu nos exemplos acima, encontre um tema que você domine ou que você gostaria de trabalhar, estude o público que você quer atingir e siga em frente.

Também vou deixar para você outros artigos que eu escrevi sobre blog:

5 Motivos Para a Sua Empresa Investir em Conteúdo Para Blog

Como Usar as Palavras-Chave no Marketing de Conteúdo

SEO – 10 Ferramentas e Suas Funcionalidades

Esse artigo foi útil para você? O que você está fazendo em comum com os grandes blogs? Compartilhe com a gente!

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