Talvez você já implemente metodologia Inbound Marketing na empresa na qual você atua mas não obtenha tantos resultados como gostaria. Ou talvez você conheça a metodologia mas ainda não saiba por onde começar em meio a tantas estratégias possíveis. Sabe qual o problema? Uma aplicação que não se molda às necessidades da sua empresa.
A metodologia que conhecemos como Inbound Marketing foi criada em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing.
Eles perceberam que o consumidor já não confiava tanto nas empresas: existia um movimento de pesquisa na internet fazendo com que as pessoas não chegassem cruas às lojas quando precisassem adquirir algum produto.
O que é Inbound Marketing segundo a Hubspot:
“O inbound marketing é uma metodologia de negócios que atrai clientes criando conteúdo valioso e experiências personalizadas para eles. Enquanto o outbound marketing interrompe o seu público com conteúdo que ele nem sempre quer ver, o inbound cria conexões e resolve problemas que as pessoas já têm.”
Os desenvolvedores dessa metodologia pensaram em uma forma de atrair os usuários e nutrí-los com informação para ajudá-los nessa nova forma de comprar. Assim, quando o consumidor estiver preparado para fazer a compra, ele tomará a minha empresa como preferência. Por quê? Porque ele já experimentou uma convivência com ela, já conhece e tem uma relação de confiança com a minha marca.
Para entender esse processo na prática, precisamos pensar no Inbound muito além de apenas um método ou estratégia de vendas. Diz respeito a um mindset empresarial preparado para focar no consumidor e entender que o resultado será consequência de um trabalho de desenvolvimento de relacionamento focado nas necessidades dos seus clientes. É uma forma de pensar e agir que precisa ser incorporada na cultura da empresa.
A metodologia padrão do Inbound Marketing é formada de quatro etapas. Atrair, converter, fechar e encantar.
O fluxo funciona mais ou menos assim: Primeiro, atraímos usuários, pessoas desconhecidas, que ainda não compraram do nosso produto; depois convertemos, transformando esse visitante em um lead, ou seja, um contato interessado. A próxima etapa é a transição para o fechamento, que é o momento de cooperação entre marketing e vendas, com conteúdos que vão ajudar esse cliente a entender que a sua empresa é a melhor solução para ela. E, por último, o pós-venda, o momento do encantamento.
O que ninguém conta é que essa metodologia padrão não funciona para todo tipo de empresa. É aqui o pulo do gato. Diferentes produtos têm diferentes jornadas de compra: algumas mais longas, outras, mais curtas. Em jornadas curtas, por exemplo, criar fluxos de automação complexos e bombardear o consumidor com conteúdos, pode atrasar todo o processo de compra! Por isso é preciso estar atento.
Se você nunca tinha pensado nisso, agora eu peço que abra sua mente. Não engesse o processo do Inbound! Entenda o conceito, a metodologia, e aplique isso dentro das necessidades dos seus clientes e do seu negócio.
Gostou desse vídeo? Que tal continuar seus aprendizados sobre Inbound se aprofundando na metodologia?
Metodologia Inbound Marketing – Como fazer Inbound Marketing para cada tipo de negócio
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