A Sua Empresa Não Aparece no Google? Veja os Motivos.

Estratégia em Marketing Digital

A Sua Empresa Não Aparece no Google? Veja os Motivos.

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 31 de março de 2015
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Aparecer na primeira página de buscas do Google é o desejo de muitos empreendedores virtuais. No entanto, desenvolver o site e cadastrá-lo no buscador apenas, não é o suficiente. A falta de uma estrutura planejada, o que chamamos de otimização de sites, pode levar o seu site a não ter relevância para os dispositivos de busca, deixando-o em páginas muito distantes dos resultados principais, ou nem aparecer nas pesquisas realizadas.

Para ajudar, apresentamos alguns possíveis problemas que podem ser evitados, possibilitando assim o seu destaque no Google.

Razões que impedem a sua empresa de aparecer no Google

É possível tornar o seu site visível no Google e mais, cada produto ou serviço pode obter um destaque nas primeiras páginas. Mas é preciso atenção para solucionar alguns problemas que podem impedi-lo de ter a sua relevância nos buscadores, por isso regras básicas para otimização de sites estão tomando o foco de agências de desenvolvimento, profissionais da área e até mesmo de quem quer desenvolver um site/blog sozinho. Confira abaixo alguns desse problemas:

#1 Falta de Conteúdo de Qualidade

Se realizarmos uma pesquisa hoje, entre os profissionais de marketing digital, o quesito conteúdo de qualidade é praticamente descrito por todos como um dos principais fatores que darão relevância ao seu site nas pesquisas realizadas no Google. Portanto, é importante que o conteúdo seja original e estrategicamente trabalhado com imagens e palavras-chaves para surtir o efeito desejado.

Para quem não tem habilidade ou tempo para produzir as redações, uma empresa especializada em conteúdos de qualidade pode auxiliar na produção e ainda fornecer dicas de como melhor empregá-las em seu site para aparecer com mais ênfase no Google. Se quiser saber mais sobre isso, me pergunte nos comentários 😉

#2 Ausência de Técnicas de SEO

O que determina se o seu site vai aparecer, ou não, em uma busca realizada por um internauta, no Google, são as técnicas de SEO (Search Engine Optimizatios) trabalhadas nele. As palavras-chaves, ideias para o seu negócio, combinadas em uma estrutura para formar títulos, URL’s, nomear imagens e links internos, serão cruciais para otimizar o site e torná-lo importante para o buscador.

Um site deve ter sua estrutura totalmente desenvolvida com técnicas de SEO e, se não tiver esse trabalho, aparecerá ao acaso. Para não depender da sorte, utilize as técnicas para ajudar o site a aparecer com relevância no Google.

#3 Regras de Indexação

Muitos empreendedores digitais não sabem, mas o Google leva até 15 dias para indexar os links cadastrados em seu buscador. Após esse período, poderá saber se seu site já foi indexado inserindo a URL completa nele e realizando a busca. Poderá ainda digitar na URL do seu provedor o seu link completo e, ao final, acrescentar “/robots.txt” e ele mostrará todos os links internos que seu site teve indexado.

O Google tem muitas regras para indexação de links e, caso o seu site não apareça após os 15 dias, poderá não ter obedecido algumas delas. Nesse caso, punições podem ser aplicadas tornando o seu site irrelevante ou invisível no buscador. Para solucionar esse problema, um Webmaster deve ser consultado para localizar o problema e corrigi-lo.

#4 Links Patrocinados

Os links patrocinados não apresentam resultados orgânicos, mas são uma boa solução para promover a página para o topo da consulta. Sempre que um usuário realizar uma pesquisa utilizando as palavras-chaves do seu negócio o Google irá apresentar o seu site no cabeçalho, entre as primeiras opções mais relevantes da busca ou na coluna lateral direita da página. Essa forma de publicidade dará uma visibilidade incrível ao site e ainda traz muitas visitas que poderão se converter em vendas.

Então imagine quando utilizar as duas ferramentas juntas. Trabalhar as técnicas de SEO em conjunto com os links patrocinados pode potencializar o aparecimento do seu site no Google. Quando uma pesquisa for feita utilizando as palavras-chaves relevantes do seu negócio o site aparecerá, não só na área de links patrocinados, mas também na área de resultados de buscas orgânicas. Isso dará ainda mais credibilidade à sua empresa, aumentando as visitações e, consequentemente, as vendas.

Para cada uma dessas etapas, é importante contar com o auxílio de uma agência de marketing digital que disponibilizará um profissional capacitado para realizar os processos com eficiência e tornar o seu site influente na internet através do site de buscas Google.

Concluindo

Porque a minha empresa não aparece no Google? Essa é uma das perguntas que eu mais ouvi durante toda a minha carreira no Marketing Digital. E o que eu posso deixar para você disso é a minha experiência, afinal, você chegou até esse conteúdo de alguma forma, seja por um buscador, por indicação, pelas minhas redes sociais, independente da forma, o que importa é que todas as estratégias estão ligadas a este blog e ele conseguiu cumprir com o seu papel, concorda? 😉