Como Ter Melhores Resultados Com as Redes Sociais?

Estratégia em Marketing Digital

Como Ter Melhores Resultados Com as Redes Sociais?

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 22 de junho de 2015
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Estar nas redes sociais, atualmente, tornou-se questão fundamental para qualquer empresa criar engajamento com os clientes e atrair novos leads. No entanto, fazer a gestão dessas redes requer conhecimento e uma equipe capacitada na área de marketing digital.

O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico de marketing digital. Não há como pensar numa estratégia de redes sociais isoladamente, elas devem ser inseridas no contexto de tudo que for desenvolvido para a área digital.

Mas, como fazer esse planejamento? Quais e quantas páginas nas redes sociais sua empresa deve ter? Quais conteúdos são mais relevantes? Em qual horário e quantas vezes postar? Enfim, várias dúvidas surgem na hora de fazer divulgação que gere resultados nas redes sociais. Vamos ajudá-lo com algumas dicas:

Quantas páginas ter nas redes sociais?

A variedade de redes sociais pode deixar muitas empresas confusas na hora de fazer uma página. Estar presente nas redes sociais é fundamental, mas isso não significa que você precisa estar presente em todas.

De nada adianta ter páginas em todas as redes sociais e não conseguir manter o mesmo padrão de divulgação e periodicidade em todas. Você pode estar em todas e ao mesmo tempo em nenhuma delas.

Primeiro veja qual é o perfil de sua empresa, como esse ramo se comporta nas redes sociais, pesquise e conheça bem seu público-alvo. Esteja bem informado para escolher quais redes sociais mais se identificam com sua empresa e principalmente com seus clientes. Claro que pensar nos futuros clientes deve estar no planejamento de marketing digital, pois não basta elaborar estratégias só para fidelizar seus clientes, é necessário também buscar novos.

Se sua empresa atua no ramo de moda e arquitetura, por exemplo, estar presente no Instagram e Pinterest é fundamental. Se você procura um público que busca informação mais formal, invista numa página no Google+, por exemplo. O importante é saber onde sua empresa está pisando, aonde ela quer chegar e quem ela pretende atingir.

Como planejar e gerenciar conteúdo para redes sociais

Para definir estratégias de marketing nas redes sociais, procure saber tudo sobre seu público-alvo. Trace o perfil dele, descubra seus hábitos de consumo, preferências, como se comporta na internet, se gosta de interagir, como faz essa interação, a quais grupos pertence. Pois todas as informações que conseguir reunir serão valiosas para conhecê-lo bem.

Saber onde o seu público-alvo está e como ele se comporta irá facilitar a estratégia, estabelecendo qual o melhor conteúdo para divulgar, a frequência e periodicidade ideal. E claro, tendo seus objetivos traçados após o conhecimento detalhado do seu consumidor. Tudo isso pode dar trabalho, mas será crucial para que a sua atuação nas redes sociais alcance bons resultados a médio e longo prazo.

Qual a frequência de postagens nas redes sociais?

Cada rede social possui um demanda diferente. Não existe um número de postagens igual para todas elas. E cada uma também possui um horário nobre específico, ou seja, horários em que seu post terá mais audiência.

A “expectativa de vida” de uma postagem no facebook é de cerca de três horas, enquanto a de um tweet é de duas horas. Já um blog, por exemplo, pode ser até dois ou três anos.

A média de posts no facebook deve ser de no mínimo três vezes por semana. Grandes marcas costumam postar uma vez ao dia. Postar demais pode ser cansativo e fazer o consumidor enjoar da marca. A média de tweets precisa ser de quatro a cinco vezes por dia. Republicar seus tweets depois de um tempo pode ajudar a audiência, faça esse teste. Já o Instagram pede uma média de dois posts ao dia, e vale lembrar que de acordo com a Scup, essa foi a rede social que mais cresceu em número de postagens.

O linkedin dá preferência a conteúdo de qualidade e não quantidade, então de duas a três vezes por semana é o suficiente. O pinterest preza por imagens de qualidade e conteúdo recente. Quanto mais recente seu “pin”, mais chance dele ser visto.

Na última pesquisa divulgada também pela Scup, sobre o horário nobre nas redes sociais, o facebook passou a ter mais audiência nas terças e quartas-feiras. O domingo à noite está como o preferido para twitar. Já o instagram mantem a fama de ser mais usado nos finais de semana, com pico na sexta-feira à noite.

Concluindo

  • Faça um planejamento de Marketing Digital;
  • Saiba onde sua empresa está pisando, aonde ela quer chegar e quem ela pretende atingir. Para daí definir em quais redes sociais sua empresa deve estar presente;
  • Conheça o seu público-alvo, coloque -se no lugar dele para entender as suas necessidades e comportamentos e se possível faça entrevistas periódicas para aprofundar-se;
  • Cada rede social se comporta de uma forma, por isso é preciso fazer testes, utilizar ferramentas de mensuração, como Scup, Opsocial (As duas ferramentas eu já utilizei e recomendo, o Scup é melhor em monitoramento, já o Opsocial tem relatórios mais claros e detalhados. De qualquer forma são ferramentas em contante evolução, por isso escolher qualquer uma delas já é estar a frente da concorrência) e descobrir quais são os horários de mais picos de audiência para aproveitar a demanda. Além disso não ultrapasse de duas postagens por dia, para não ser cansativo para o seguidor.