O Cliente: O Seu Maior Divulgador

Estratégia em Marketing Digital

O Cliente: O Seu Maior Divulgador

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 19 de julho de 2016
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Não é de hoje que ouvimos falar que a melhor propaganda é aquela feita boca a boca. Um cliente satisfeito pode fazer muito por sua marca, influenciar pessoas, converter amigos e parentes a consumidores. Já um cliente insatisfeito, pode causar uma péssima impressão em relação à sua marca em um número considerável de pessoas.

Com as redes sociais, é cada vez mais comum encontrarmos depoimentos de clientes dividindo como foi a experiência de adquirir um produto ou serviço. E estes depoimentos possuem um grande peso na hora que uma pessoa está pesquisando para tomar sua decisão de compra.

Você conhece o Marketing da Experiência?

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Marketing de Experiência são ações que levam o cliente a um outro nível no momento da compra ou no momento em que há um contato com a marca.

O Marketing de Experiência trabalha com as emoções e sentimentos do consumidor, fazendo com que o mesmo associe a marca a uma experiência agradável.

Por exemplo, uma cafeteria que investe na experiência sensorial que o café pode oferecer, mantendo um ambiente com aroma agradável, mesas e cadeiras confortáveis e música ambiente marcante, farão com que os clientes tenham uma determinada impressão e sensações ao lembrar de sua marca.

Somos seres sensoriais, aromas, sabores e sons tem o poder de marcar nossos momentos, e de fazer com que associemos a lembranças boas ou ruins. Você certamente já teve alguma experiência na qual ao ouvir uma música ou sentir um cheiro acabou se recordando de algum momento ou pessoa.

Assim funciona o Marketing de Experiência, ele imprime sensações e sentimentos, para que sua marca seja lembrada como algo que fez parte de um momento feliz e agradável. Fazendo com que o cliente tenha vontade de passar mais vezes pela experiência e que tenha o desejo de compartilhar com os demais.

O Marketing de Experiência ocorre nas ações promocionais interativas, fazendo com que o público passe por determinadas sensações durante uma experiência que envolva seu produto ou marca.

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Tudo o que vivemos constrói nossas memórias!

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Todas as experiências que vivemos ficam guardadas em nossa memória, sejam elas boas ou ruins, e tais experiências influenciam diretamente no que somos e nas escolhas que fazemos.

Marcas ou produtos que estiveram presentes em momentos tristes da vida de uma pessoa, podem ser evitados mesmo de forma inconsciente. A mente tende a evitar gatilhos para se preservar e evitar estresse, então muitas vezes detalhes e objetos são esquecidos, e quando são lembrados dificilmente são desejados.

Já quando o oposto acontece, e uma marca ou produto é associado a um momento feliz, a tendência é que a pessoa deseje e busque detalhes que a faça reviver a sensação, portanto objetos que estavam presentes naquele momento feliz são sempre desejados.

Marketing de Experiência exige pesquisa

Como qualquer outra forma de Marketing, o de experiência exige uma profunda pesquisa do público-alvo. É impossível trabalhar com as sensações do seu público-alvo às cegas, a propósito veja este vídeo que trata exatamente sobre este tema!

 

É preciso saber quais ações realizar para despertar determinadas sensações em seu público-alvo. E conhecer o seu  o perfil, é a única forma para aplicar o Marketing de Experiência com sucesso.

A Melhor Experiência com o Marketing

O Marketing de Experiência é algo que foge do senso comum, as ações são pensadas para causar impacto e fazer com que o momento vivido pelo cliente seja algo realmente marcante. Veja a seguir alguns casos de Marketing de Experiência que deram muito certo:

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#1 Coca-cola: Em 2011 a Coca-Cola inaugurou o seu primeiro ponto de vendas, um quiosque em Copacabana. A ideia principal não era apenas vender Coca-Cola, mas sim oferecer uma experiência única ao cliente. Para comprar o refrigerante, o cliente precisava apertar o botão de uma máquina, que acionava um vídeo onde o criador da Coca-Cola John Pemberto, cumprimenta o cliente e explica qual a maneira correta de servir uma Coca-Cola. Em seguida a máquina abre sozinha, e oferece ao cliente uma garrafa Coca-Cola na temperatura de três graus, que é a indicada para o consumo. No final o cliente ainda ganhava um copo de brinde.

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#2 Outback: No ano passado o Outback realizou uma ação um tanto inusitada. Em um elevador de um grande edifício comercial, um  monitor que foi  instalado na parede do elevador conversava com as pessoas presentes. Na ação um ator foi contratado para incentivar a interação. Além de conversar com as pessoas, o Outback montou um restaurante em um andar deste edifício, trazendo o ambiente de alegria e descontração para dentro do cotidiano dos clientes. A ação foi um grande sucesso, e logo as pessoas começaram a compartilhar na internet a hashtag #euouvioutback, fazendo com que todos ficassem sabendo da ação.

O cliente pode ser o seu maior divulgador, mas para tanto ele precisa ter experiências agradáveis relacionadas à sua marca, precisa sentir desejo de reviver experiências onde seus produtos estavam presentes.

Como você tem proporcionada boas experiências para os seus clientes? Compartilhe comigo.

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Karine Bores

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