Estar nas redes sociais, atualmente, tornou-se questão fundamental para qualquer empresa criar engajamento com os clientes e atrair novos leads. No entanto, fazer a gestão dessas redes requer conhecimento e uma equipe capacitada na área de marketing digital.
O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico de marketing digital. Não há como pensar numa estratégia de redes sociais isoladamente, elas devem ser inseridas no contexto de tudo que for desenvolvido para a área digital.
Mas, como fazer esse planejamento? Quais e quantas páginas nas redes sociais sua empresa deve ter? Quais conteúdos são mais relevantes? Em qual horário e quantas vezes postar? Enfim, várias dúvidas surgem na hora de fazer divulgação que gere resultados nas redes sociais. Vamos ajudá-lo com algumas dicas:
Quantas páginas ter nas redes sociais?
A variedade de redes sociais pode deixar muitas empresas confusas na hora de fazer uma página. Estar presente nas redes sociais é fundamental, mas isso não significa que você precisa estar presente em todas.
De nada adianta ter páginas em todas as redes sociais e não conseguir manter o mesmo padrão de divulgação e periodicidade em todas. Você pode estar em todas e ao mesmo tempo em nenhuma delas.
Primeiro veja qual é o perfil de sua empresa, como esse ramo se comporta nas redes sociais, pesquise e conheça bem seu público-alvo. Esteja bem informado para escolher quais redes sociais mais se identificam com sua empresa e principalmente com seus clientes. Claro que pensar nos futuros clientes deve estar no planejamento de marketing digital, pois não basta elaborar estratégias só para fidelizar seus clientes, é necessário também buscar novos.
Se sua empresa atua no ramo de moda e arquitetura, por exemplo, estar presente no Instagram e Pinterest é fundamental. Se você procura um público que busca informação mais formal, invista numa página no Google+, por exemplo. O importante é saber onde sua empresa está pisando, aonde ela quer chegar e quem ela pretende atingir.
Como planejar e gerenciar conteúdo para redes sociais
Para definir estratégias de marketing nas redes sociais, procure saber tudo sobre seu público-alvo. Trace o perfil dele, descubra seus hábitos de consumo, preferências, como se comporta na internet, se gosta de interagir, como faz essa interação, a quais grupos pertence. Pois todas as informações que conseguir reunir serão valiosas para conhecê-lo bem.
Saber onde o seu público-alvo está e como ele se comporta irá facilitar a estratégia, estabelecendo qual o melhor conteúdo para divulgar, a frequência e periodicidade ideal. E claro, tendo seus objetivos traçados após o conhecimento detalhado do seu consumidor. Tudo isso pode dar trabalho, mas será crucial para que a sua atuação nas redes sociais alcance bons resultados a médio e longo prazo.
Qual a frequência de postagens nas redes sociais?
Cada rede social possui um demanda diferente. Não existe um número de postagens igual para todas elas. E cada uma também possui um horário nobre específico, ou seja, horários em que seu post terá mais audiência.
A “expectativa de vida” de uma postagem no facebook é de cerca de três horas, enquanto a de um tweet é de duas horas. Já um blog, por exemplo, pode ser até dois ou três anos.
A média de posts no facebook deve ser de no mínimo três vezes por semana. Grandes marcas costumam postar uma vez ao dia. Postar demais pode ser cansativo e fazer o consumidor enjoar da marca. A média de tweets precisa ser de quatro a cinco vezes por dia. Republicar seus tweets depois de um tempo pode ajudar a audiência, faça esse teste. Já o Instagram pede uma média de dois posts ao dia, e vale lembrar que de acordo com a Scup, essa foi a rede social que mais cresceu em número de postagens.
O linkedin dá preferência a conteúdo de qualidade e não quantidade, então de duas a três vezes por semana é o suficiente. O pinterest preza por imagens de qualidade e conteúdo recente. Quanto mais recente seu “pin”, mais chance dele ser visto.
Na última pesquisa divulgada também pela Scup, sobre o horário nobre nas redes sociais, o facebook passou a ter mais audiência nas terças e quartas-feiras. O domingo à noite está como o preferido para twitar. Já o instagram mantem a fama de ser mais usado nos finais de semana, com pico na sexta-feira à noite.
Concluindo
- Faça um planejamento de Marketing Digital;
- Saiba onde sua empresa está pisando, aonde ela quer chegar e quem ela pretende atingir. Para daí definir em quais redes sociais sua empresa deve estar presente;
- Conheça o seu público-alvo, coloque -se no lugar dele para entender as suas necessidades e comportamentos e se possível faça entrevistas periódicas para aprofundar-se;
- Cada rede social se comporta de uma forma, por isso é preciso fazer testes, utilizar ferramentas de mensuração, como Scup, Opsocial (As duas ferramentas eu já utilizei e recomendo, o Scup é melhor em monitoramento, já o Opsocial tem relatórios mais claros e detalhados. De qualquer forma são ferramentas em contante evolução, por isso escolher qualquer uma delas já é estar a frente da concorrência) e descobrir quais são os horários de mais picos de audiência para aproveitar a demanda. Além disso não ultrapasse de duas postagens por dia, para não ser cansativo para o seguidor.