WhatsApp: 5 Passos Principais Para Um Negócio de Sucesso

Marketing e Vendas

WhatsApp: 5 Passos Principais Para Um Negócio de Sucesso

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 14 de julho de 2016
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Hoje em dia é quase impossível pensar em comunicação sem lembrar do WhatsApp, o app surgiu revolucionando a forma de interação entre as pessoas. E isso com certeza uma hora iria influenciar na forma de fazer negócios e realizar o marketing das empresas.

Muitas empresas já perceberam isso, e passaram a inserir o WhatsApp em suas ações mercadológicas, e isso é o que chamamos de WhatsApp Marketing. Tudo o que uma empresa realiza através do app para atrair, conquistar e encantar clientes, é WhatsApp Marketing.

Neste artigo vamos lhe mostrar os 5 passos principais  para a utilização do app com sucesso para o seu negócio!

1 – Convide os seus prospects para participar 

Ninguém entra na sua casa sem ser convidado, não é mesmo? Seja através do computador, televisão ou qualquer outro meio, só entra na sua casa aquilo que você traz ou quem você convida, no WhatsApp não é diferente.

Para que você possa utilizar o WhatsApp como meio de comunicação com seus clientes ou público-alvo, é preciso que eles estejam cientes disso, que aceitem fazer parte dos seus contatos e queiram receber suas mensagens e conteúdos. O contrário disso pode ser configurado como SPAM, e isso certamente é muito desagradável.

Além de ser visto como SPAM, se você não convidar o seu público de forma adequada, você ainda corre o risco de ser bloqueado. Portanto, nunca utilize o WhatsApp de forma impensada e sem planejamento.

Lembre-se que o consumidor atual não gosta de se sentir pressionado, ele prefere ir em busca daquilo que deseja, do que se sentir metralhado por ofertas. Ser discreto e fazer com que seu conteúdo não pareça uma oferta direta e insistente, são condutas que devem ser adotadas.

Uma forma interessante de atrair público no WhatsApp, é convidar o leitor a te adicionar após ele ter lido um conteúdo interessante do seu blog, ou ainda, fazer o convite para que ele te adicione em alguma ação específica nas redes sociais,.

2 – Que tipo de conteúdo devo enviar

Elaborar com cuidado o conteúdo que será enviado ao seu público, é uma das etapas mais importantes para que o seu WhatsApp Marketing obtenha o resultado desejado.

Você estará falando diretamente com seus clientes, de forma muito próxima, por isso é preciso muita atenção a tudo o que irá dizer. Elaborar o conteúdo apenas focando sua promoção é um grande erro, neste tipo de Marketing o foco deve sempre ser o cliente.

O conteúdo precisa ser relevante e útil para seus clientes e público-alvo, precisa ser algo que realmente faça a diferença para quem o recebe. O Marketing moderno se importa muito com qualidade e utilidade daquilo que oferece, pois muito mais que cumprir o papel de vender, ele quer construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

3 – Qual a frequência de envio de conteúdo?

 Tem um ditado que diz “Não seja tão presente a ponto de sua presença ser inconveniente, nem tão ausente a ponto de ser esquecido”. E este é o conselho que eu daria para quem quer investir no WhatsApp Marketing.

Não devemos de forma alguma sobrecarregar os clientes ou público-alvo com uma enxurrada de conteúdos diários. Porém deve-se manter uma regularidade nas publicações. Criar um rotina de publicações é o ideal, por exemplo: enviar conteúdo duas vezes por semana, toda segunda e quarta, às 10h. Dessa forma o público já ficará habituado a receber suas publicações e até mesmo irá aguardar por elas.

4 – Tenha um objetivo

Saiba exatamente o que pretende com suas publicações! Quer alavancar vendas, fidelizar clientes, conquistar novos clientes?

Para cada resultado que deseja, um tipo de abordagem deve ser realizada. Assim como a forma de se comunicar com cada etapa do funil de vendas deve ser diferente.

Tenha definido exatamente onde quer e precisa chegar, para só então definir suas estratégias e a forma de como o WhatsApp Marketing será utilizado.

5 – O que não fazer no WhatsApp Para Negócios

Primeira regra de ouro: Jamais, em hipótese alguma envie conteúdo sem a permissão das pessoas. Isso é péssimo para a imagem da sua marca, é inconveniente e desagradável. O objetivo é cativar e encantar as pessoas, e não incomoda-las.

Segunda regra de ouro: Não comece se não for para dar continuidade. Ao começar uma campanha você cria expectativas em quem está acompanhando, ao abandonar no meio do caminho você pode causar frustração no seu público-alvo, além de passar uma impressão de descaso com os clientes.

Terceira regra de ouro: Seja sempre coerente. O conteúdo que você irá enviar precisa fazer sentido para o seu público, e estar de acordo com os demais do restante da campanha.

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa, e que certamente abre muitas possibilidades para o Marketing. Estamos apenas no começo de uma grande mudança na forma de nos relacionarmos com os clientes, e usar de todas as ferramentas disponíveis é a atitude mais certa, pois cedo ou tarde teremos que nos adaptar para sobreviver ao novo modelo de mercado.

Você já usou o WhatsApp Marketing? Como foi sua experiência? Compartilhe conosco nos comentários!

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