Vale a Pena Fazer E-mail Marketing?

Com a mudança no processo de compras do novo consumidor, o e-mail marketing tem sido visto como um grande trunfo para as empresas e uma fonte de conhecimento para os consumidores.

Embora seja uma das práticas mais “antigas” do marketing digital, o e-mail marketing não perdeu seu valor com o passar do tempo, muito pelo contrário. Hoje o e-mail marketing é feito de forma mais estratégica e com resultados mais assertivos.

Nesse post vou falar um pouco mais sobre como fazer e-mail de forma contemporânea.

Quando e Como Fazer E-mail Marketing?

como e quando enviar email markeitng

Um primeiro ponto que é preciso esclarecer é que uma boa campanha de e-mail marketing não tem nada a ver com aqueles montes de e-mails sem utilidade que lotam a sua caixa de entrada todos os dias. A boa prática de muitas empresas tem desmistificado o uso da ferramenta como spam.

Uma campanha de e-mail marketing bem feita deve ser pensada estrategicamente. Mais do que apenas pensar no conteúdo desses e-mails, você precisa também conhecer o público para quem irá encaminhá-los. Quanto mais grupos de clientes e prospects você conseguir criar para segmentar seus e-mails, melhor.

Você pode usar o e-mail marketing como apoio para campanhas específicas ou mesmo de forma mais frequente, transformando-o numa forma de se relacionar e manter seu público-alvo bem informado.

Conhece o Marketing de Permissão?

e-mail marketing no marketing da permissão

Esqueça aquela antiga prática de compra de mailing lists. Seus e-mails só terão boas taxas de sucesso se forem encaminhados para pessoas que realmente queiram recebê-los. O que importa aqui é a qualidade e não a quantidade dos seus contatos.

Visando uma experiência positiva entre o consumidor e a marca, o Marketing da Permissão é cada vez mais trabalhado, reduzindo as taxas de “Opt-out” (pedido de cancelamento de cadastro). Desta forma, alcança-se um público com real interesse pelo seu negócio.

Pra pessoa certa, na hora certa e com autorização, você pode ter certeza que o e-mail marketing será muito bem vindo. Eu mesmo sou uma fanática por e-mail marketing: me cadastro nos sites que eu mais gosto e reservo uma hora por dia para ler todos, pois conhecimento nunca é demais.

Uso de E-mails no Inbound Marketing

e-mail marketing como estratégia de inbound

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa como estratégia de inbound. Através dela é possível construir relacionamentos duradouros com os clientes, fechar vendas, aumentar o faturamento, fortalecer a marca e muito mais. Se bem utilizado, o e-mail marketing pode ser uma peça valiosa nas estratégias de inbound marketing.

Leia também: Como melhorar a estratégia de e-mail marketing com automação de marketing

A relação entre o e-mail marketing e os outros pontos de sua estratégia de conteúdo é uma via de mão dupla. Se o seu conteúdo for relevante, pode atrair mais pessoas para se cadastrarem para receber seus e-mails. E se seus e-mails forem interessantes, podem atrair cliques para o seu blog e site.

Por Que Continuar Investindo em E-mail Marketing?

Existem muitas razões para continuar investindo em e-mail marketing. Confira algumas que destaquei para você:

#1  Comparado com compra de mídia e outros tipos de ação de marketing, o e-mail é uma das formas mais baratas de se comunicar com o seu público.

#2 Além do baixo investimento, o e-mail marketing é um recurso bastante versátil, pois pode ser usado com diferentes propósitos: promocionais, informativos, etc.

#3 O e-mail marketing também pode ser usado como forma de se estabelecer um relacionamento com clientes e prospects. Ele é uma ótima forma de fidelizar seus clientes, estimulando-os a continuar comprando seus produtos ou contratando seus serviços.

#4 Outro trunfo do e-mail marketing são os relatórios bem detalhados. Com o uso de uma boa ferramenta, você pode ter acesso a estatísticas como percentual de aberturas do e-mail, número de opt-outs, cliques, etc. Assim, fica fácil identificar o sucesso ou não de um e-mail e seguir melhorando ao longo da campanha.

Como você pode perceber nesse post, o e-mail marketing segue sendo uma forma atual de fazer marketing digital, desde que seja feito da forma correta e para o público certo.

Eu adoraria saber como está a sua experiência com a estratégia de e-mail marketing, conte-me nos comentários!

Forte Abraço e até o próximo artigo!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *