SEO - 10 Ferramentas e Suas Funcionalidades

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SEO - 10 Ferramentas e Suas Funcionalidades

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 2 de março de 2016
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Para que o site do seu negócio apareça nas melhores posições dos mecanismos de busca é preciso fazer a otimização de sites, ou seja, é preciso o trabalho de SEO (Searching Engine Optimization)! Aparecer entre as primeiras opções logo quando o seu público faz uma busca na internet, garante melhores resultados de venda, além de inspirar credibilidade e  garantia de qualidade. Afinal, o site não estaria ali entre as primeiras opções à toa, não é mesmo?

Encontre aqui 10 ferramentas de SEO e suas funcionalidades para melhorar ainda mais o seu site:

01 – Marketing Grader da HubSpot

Essa ferramenta não trabalha apenas o SEO, mas todo o marketing do seu site. Dessa forma, ela é muito útil para melhorar o seu posicionamento nas buscas. No geral, ela fornece um relatório com três informações muito importantes na hora de analisar os seus esforços, são elas:

  • Topo de Funil: Essa área indica em números a visitação ao seu site, de onde eles vêm, as atividades em mídias sociais, mobile e claro, o SEO do site;
  • Meio do Funil: Não basta apenas atrair visitantes para o seu site, é preciso que eles sejam convertidos em clientes! O meio do funil analisa exatamente isso, a eficácia de suas páginas e o engajamento que os usuários possuem com ela;
  • Analytic: Essa parte do relatório é muito útil, pois analisa o desempenho de outros sites que utilizam os serviços HubSpot.

02 – Google Webmaster Tools

Essa ferramenta grátis de análise on-page é uma das mais utilizadas e foi desenvolvida por grandes profissionais de SEO. Dessa forma, é possível analisar e visualizar os mais diversos problemas que o seu site pode ter. Além disso, o Google Webmaster Tools oferece uma lista de outros recursos, tudo para facilitar a otimização de sites.

03 – Google Keyword Planner

Ainda aproveitando as ferramentas do Google, as palavras-chave também se encaixam entre as ferramentas mais importantes da otimização de sites em SEO, por esse motivo, o Google Keyword Planner é um dos mais indicados para encontrar palavras chaves. Através dela, você consegue saber exatamente quais palavras os usuários mais buscam no Google. Para isso, basta inserir uma palavra na ferramenta para que ela apresente os resultados mais satisfatórios e que resultem em mais buscas dos usuários. Vale lembrar que essa ferramenta também é grátis!

04 – Merge Words

Além das palavras-chave, é preciso criar termos buscados, fazendo combinações para otimização do conteúdo. Após saber quais são as palavras mais buscadas, você pode utilizar essa ferramenta para fazer combinações.

Seu uso é gratuito e super simples! Basta inserir as palavras-chaves nas três colunas disponíveis e mesclá-las. Após isso, a ferramenta irá apresentar todas as combinações possíveis com aquelas palavras chaves que você inseriu.

05 – Open Link Profiler

Essa ferramenta de link building é ótima para analisar os sites que você está sendo “linkado”. Ao inserir o seu site, ele te dará uma lista mostrando os sites que usaram o seu link como referência em seus conteúdos, além de mostrar a pontuação de influência e a qualidade que esses sites possuem dentro da web.

06 – Whiterspark

Se a sua intenção é a otimização de sites para determinadas regiões, você precisa de uma das melhores ferramentas de local search. Whiterspark vai ser de grande ajuda na hora de monitorar os rankings regionais de seu interesse, e não para por aí! Nela você também terá outras opções e funcionalidades para encontrar as melhores fontes de reviews. Vale lembrar que essa ferramenta é paga, mas o investimento vale a pena.

07 – Niels Bosma SEO Tools

Para facilitar toda a sua análise de SEO e melhorar a otimização de sites, é preciso de algumas boas extensões para trabalhar com os dados diretamente no Excel. A Niels Bosma SEO Tools é uma das melhores para isso, pois facilita oferecendo o título da página, o retorno e muitas outras informações importantes e úteis.

08 – WooRank

Principalmente se você trabalha como freelancer, precisa conhecer essa ferramenta. WooRank ajuda a encontrar pequenas falhas que podem prejudicar a otimização de sites diante do Google. Seu relatório, como diz o próprio WooRank, “mostra porque o Google pensa que o seu website é uma treta”.

09 – WebXTool

Essa ferramenta é muita usada e facilita a vida dos profissionais e agências de SEO. Ela tem diversas ótimas funções para ajudar em sua tarefa, como a criação de um módulo de tarefas, que é finalizado com um módulo de relatórios. Ou seja, a WebXTool é uma das ferramentas mais completas para a otimização de sites.

10 – Moz Analytics

Essa ferramenta é paga, mas o investimento é recompensador! Ela oferece mais de 12 ferramentas úteis para trabalhar em SEO, entre elas todas as análises necessárias, com as palavras-chave e claro, também ajuda na organização dos projetos.

Concluindo

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Não basta apenas escrever os conteúdos no seu blog e rezar para que eles apareçam no Google e em outros buscadores, é preciso aplicar as técnicas de SEO para que o seu conteúdo seja encontrado nas primeiras posições e assim obtenha os melhores resultados orgânicos, como visitas ao seu site por pessoas que realmente querem comprar ou saber mais sobre os seus produtos e serviços.

Se você gostou desse artigo, aproveita e compartilha para que mais pessoas obtenham o conhecimento e desenvolvam estratégias de marketing mais eficazes.

Um abraço e até a próxima!

Karine Borges

 

 

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