MeetUp: Criando Oportunidades

Mídias Sociais

MeetUp: Criando Oportunidades

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 12 de julho de 2016
Toda semana conteúdos para aprender, inspirar e transformar

Receba nossa newsletter semanal

Você sabe o que é o MeetUp? O MeetUp é um aplicativo com o intuito de reunir pessoas locais que tenham algum interesse em comum, seu principal objetivo é a realização de networking com pessoas que estejam próximas a você. Com a ajuda de ferramentas de geolocalização, o app localiza na cidade do usuário, grupos e pessoas que gostem de realizar as mesmas atividades,  sejam elas esportiva, de lazer ou trabalho.

Porque Ter Um MeetUp

14_03_2016_MEETUP_reduzido

O aplicativo é uma excelente oportunidade para se relacionar, conhecer pessoas, trocar ideias e experiências, e principalmente, uma ótima oportunidade de crescer junto com outras pessoas que tenham os mesmos objetivos que os seus.

Por isso, acabei criando uma conta no MeetUp, criei também um grupo, o Empreendendo com Marketing Digital, com o objetivo de reunir empresários da minha região  que queiram falar sobre Marketing Digital, e como ele pode alavancar seus negócios.

Através do grupo, realizo encontros quinzenais, onde compartilho conteúdo de algum assunto específico.

No encontro também acontece a troca de experiências, há a abertura do espaço para que especialistas locais da área cooperem para o nosso aprendizado. Tudo isso é feito de maneira informal e despretensiosa, o que torna o MeetUp tão atraente.

Porque é oportuno organizar um grupo no MeetUp?

82c2163e-2c57-4af2-8a06-02250eacaaa2

Falando com a experiência de  quem organiza um, gostaria de relatar 3 pontos que me fazem olhar para o MeetUp como um grande gerador de oportunidades:

  • Conhecer pessoas e criar vínculos: Nas reuniões é possível encontrar pessoas com os mesmos objetivos, com a mesma vontade de compartilhar conhecimento, de ajudar e ser ajudado, o que é um dos pontos fortes no marketing de hoje. Quando você ajuda as pessoas, é natural que em algum momento você seja recompensado, seja com uma indicação de cliente, parceiro, para um influenciador. Mesmo que de forma digital, você está fazendo o seu marketing pessoal estando presente em grupos como os de MeetUp. É fato que hoje, quando me pedem indicação de algum serviço ou profissional eu vou pensar naqueles que estão próximos a mim para indicar. E desta forma vamos criando vínculos e crescendo os negócios.
  • Gerar autoridade no mercado: Independente do objetivo que você tenha ao criar uma conta no MeetUp, é inevitável o ganho de visibilidade. Mas para quem tem a autoridade como um dos principais objetivos, no Meetup você encontra “o palco” para mostrar as suas habilidades. Uma delas com certeza é liderar, mas também, mostrar conhecimento e tornar-se referência.
  • Fazer marketing a custo zero: Muito simples, se você não tem dinheiro para investir em marketing é preciso apostar em táticas para colher os frutos. Se a semente for de graça, mãos à obra, afinal é só plantar! Como eu disse no início do post, o objetivo central do MeetUp é o networking, mas não só de troca de cartões se faz esses momentos. Quando se é um organizador de um MeetUp é fatídico que se ganhe visibilidade, que os conteúdos postados nas redes sociais, por exemplo, sejam mais compartilhados e com isso ganhem mais alcance. E quando se trabalha com um movimento como esse, que se doa o tempo e conhecimento para outras pessoas, sem nenhum propósito financeiro,  é natural que como retorno, as pessoas promovam aquilo que faz bem a elas.

Sabe a propaganda boca a boca? Sim, ela ainda é bastante eficiente, e  é um dos resultados que você poderá obter ao organizar um grupo no MeetUp. Já pensou o quanto será benéfico para a sua empresa ou negócios, ser apontado como referência no seu nicho por quem também faz parte dele?

A rede social que te leva para a vida real

O MeetUp oferece um grande diferencial em relação às outras redes sociais, ela não tem como objetivo manter seus usuários conectadas pela internet, e sim promover encontros reais. Tirar as pessoas do contato virtual para o real, valorizando o olho no olho, e a troca de experiências de formal real com um bom bate papo.

É uma ótima opção para aqueles que não curtem as interações das redes sociais, a grande atração do MeetUp não é o compartilhamento de conteúdo e sim os eventos reais que são marcados através dele. Lá o importante não é ter milhares de curtidas na sua postagem, e sim presença real no evento que organizou. Portanto se você é um dos que acha estranho tantas manifestações digitais, o MeetUp trará uma nova experiência como rede social.

Veja o que estão falando sobre o MeetUp aqui em Cuiabá-MT:

meetup cuiabá

As redes sociais têm colaborado de forma decisiva na hora de realizar o Marketing Digital, o MeetUp é apenas mais uma rede que pode fazer toda a diferença para você como profissional e empreendedor. Que tal conhecer meu grupo no  MeetUp. Faça seu cadastro e se inscreva no grupo, terei imenso prazer em recebê-lo em nosso próximo encontro!

Gostou das dicas deste post? Então, se inscreva abaixo para continuar recebendo as minhas dicas de Marketing Digital no seu e-mail.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *