Vídeos

O que é Inbound Marketing? Entenda o pensamento estratégico por de trás desta metodologia

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 18 de agosto de 2020

Talvez você já implemente metodologia Inbound Marketing na empresa na qual você atua mas não obtenha tantos resultados como gostaria. Ou talvez você conheça a metodologia mas ainda não saiba por onde começar em meio a tantas estratégias possíveis. Sabe qual o problema? Uma aplicação que não se molda às necessidades da sua empresa.

A metodologia que conhecemos como Inbound Marketing foi criada em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, empresa norte-americana de softwares para automação de marketing.

Eles perceberam que o consumidor já não confiava tanto nas empresas: existia um movimento de pesquisa na internet fazendo com que as pessoas não chegassem cruas às lojas quando precisassem adquirir algum produto.

O que é Inbound Marketing segundo a Hubspot:

“O inbound marketing é uma metodologia de negócios que atrai clientes criando conteúdo valioso e experiências personalizadas para eles. Enquanto o outbound marketing interrompe o seu público com conteúdo que ele nem sempre quer ver, o inbound cria conexões e resolve problemas que as pessoas já têm.”

Os desenvolvedores dessa metodologia pensaram em uma forma de atrair os usuários e nutrí-los com informação para ajudá-los nessa nova forma de comprar. Assim, quando o consumidor estiver preparado para fazer a compra, ele tomará a minha empresa como preferência. Por quê? Porque ele já experimentou uma convivência com ela, já conhece e tem uma relação de confiança com a minha marca.

Para entender esse processo na prática, precisamos pensar no Inbound muito além de apenas um método ou estratégia de vendas. Diz respeito a um mindset empresarial preparado para focar no consumidor e entender que o resultado será consequência de um trabalho de desenvolvimento de relacionamento focado nas necessidades dos seus clientes. É uma forma de pensar e agir que precisa ser incorporada na cultura da empresa.

A metodologia padrão do Inbound Marketing é formada de quatro etapas. Atrair, converter, fechar e encantar.

O fluxo funciona mais ou menos assim: Primeiro, atraímos usuários, pessoas desconhecidas, que ainda não compraram do nosso produto; depois convertemos, transformando esse visitante em um lead, ou seja, um contato interessado. A próxima etapa é a transição para o fechamento, que é o momento de cooperação entre marketing e vendas, com conteúdos que vão ajudar esse cliente a entender que a sua empresa é a melhor solução para ela. E, por último, o pós-venda, o momento do encantamento.

O que ninguém conta é que essa metodologia padrão não funciona para todo tipo de empresa. É aqui o pulo do gato. Diferentes produtos têm diferentes jornadas de compra: algumas mais longas, outras, mais curtas. Em jornadas curtas, por exemplo, criar fluxos de automação complexos e bombardear o consumidor com conteúdos, pode atrasar todo o processo de compra! Por isso é preciso estar atento. 

Se você nunca tinha pensado nisso, agora eu peço que abra sua mente. Não engesse o processo do Inbound! Entenda o conceito, a metodologia, e aplique isso dentro das necessidades dos seus clientes e do seu negócio.

Gostou desse vídeo? Que tal continuar seus aprendizados sobre Inbound se aprofundando na metodologia? 

Metodologia Inbound Marketing – Como fazer Inbound Marketing para cada tipo de negócio

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assista também

Automação de Marketing - 8 formas simples de começar a utilizar

Materiais ricos: Quais tipos de conteúdos podem contribuir para geração e qualificação de leads

Landing page de alta conversão - 5 problemas que você precisa corrigir

Como Fazer Landing Page - 9 Passos da Anatomia de Sucesso

CTA - 4 elementos cruciais para gerar mais conversões.

Blog e Inbound Marketing - Como extrair os melhores resultados do seu blog