Vídeos

Landing page de alta conversão - 5 problemas que você precisa corrigir

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de maio de 2021

Como desenvolver uma landing page de alta conversão? É muita gente reclamando que as taxas de conversão em landing pages estão baixas. Por isso, quero te ajudar a encontrar e corrigir os problemas da sua página que estão impedindo seu visitante de apertar o “clique aqui”.

 

1. Desalinhamento de conteúdo com a persona

Esse é o primeiro problema que faz com que a sua landing page não gere boas taxas de conversão. Como assim Karine? Não ter um conhecimento aprofundado do seu público faz com que os conteúdos criados não sejam assertivos aos interesses deles. Quando isso acontece, as pessoas não clicam, não engajam. 

Para desenvolver uma landing page de alta conversão, é preciso alinhar o conteúdo com a persona e as soluções que ela está buscando dentro da jornada de compra dela. 

Venha saber mais sobre materiais ricos nesse vídeo

 

2. Oferta ruim

O que o seu conteúdo traz de novo para o público? Às vezes o problema está realmente no seu texto, em um conteúdo ruim. Em outras palavras: mais do mesmo. As pessoas não querem acessar um conteúdo e pensar “eu já li isso em algum lugar”. 

Mesmo com limitações de temas dentro do seu nicho, é possível apostar em algumas estratégias para torná-lo mais atrativo. Demonstrar autoridade e entregar de maneira diferente.

 

3. Conteúdo complexo

Se você oferece um conteúdo pouco desmistificado, ou seja, muito complexo aos olhos do seu público, ele não se interessará. Tanto o “mais do mesmo” quanto o “difícil demais” não favorecem com que a sua landing page se torne uma landing page de alta conversão.

Quando algo é muito novo, ocasiona dificuldade de compreensão e, consequentemente, necessita de mais tempo despendido de atenção do seu público. No digital, estamos sempre brigando justamente por essa atenção e você não espera ganhar isso logo de cara, certo?

Uma forma de falar sobre um tema novo é chamar atenção para a transformação que esse conteúdo pode promover para o seu público. 

 

4. Mobile First

Qual é o primeiro lugar no qual as pessoas fazem pesquisas? Através do celular. Sua landing page precisa ser pensada para esse recurso, para facilitar a conversão. E o que significa facilitar a conversão? Formulários de fácil acesso, CTAs bem escritos… Se esses elementos não estiverem em pontos de fácil visualização, seu visitante vai abandonar a página.  

Por isso, para alcançar uma landing page de alta conversão, pense primeiro no mobile. Isso vai facilitar a estrutura, a hierarquia da informação e acesso rápido e fácil ao formulário e botão com chamada para ação.

5. Quantidade de informação no formulário

Alinhe o tipo de conteúdo entregue com as informações solicitadas no formulário. Se é um conteúdo de meio de funil, por exemplo, há a possibilidade de colocar mais campos a serem preenchidos, já que seu lead demonstrou maior interesse. Quando falamos de usuários no topo do funil, esse interesse não é tão forte, portanto, solicitar muitos dados vai dificultar a conversão. Minha dica é: máximo 4 campos. 

Mas Karine, como eu vou conseguir todas as informações que eu preciso do meu lead se eu só posso pedir 4 informações para ele? Produzindo mais conteúdo e utilizando ferramentas inteligentes de marketing. Tentar forçar tudo em um único formulário vai prejudicar muito sua taxa de conversão. 

Se você gostou desse conteúdo, também vai gostar desse vídeo: 9 passos para a anatomia de uma landing page de sucesso.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assista também

Automação de Marketing - 8 formas simples de começar a utilizar

Materiais ricos: Quais tipos de conteúdos podem contribuir para geração e qualificação de leads

Como Fazer Landing Page - 9 Passos da Anatomia de Sucesso

CTA - 4 elementos cruciais para gerar mais conversões.

Blog e Inbound Marketing - Como extrair os melhores resultados do seu blog

Mídias Sociais - Como utilizar esta estratégia no Inbound Marketing