Deixar tudo explicado da melhor forma possível: simples, direto, assertivo. É assim que precisam ser os seus CTAs, ou chamadas para ação, do inglês call to action. Apesar de parecer simples, escrever uma frase com uma ação para seu cliente executar, existem algumas boas práticas que vão te ajudar a realmente gerar conversões.
Vamos à elas?
1. Objetivo
Qual é o objetivo do seu CTA? Você quer que a pessoa leia até o final, converta, compre? O que você quer que as pessoas façam nessa página? Existem CTAs na home do seu site, indicando para as pessoas onde devem ir para solicitar um orçamento ou para conhecer mais sobre o seu produto ou serviço?
Há sites de empresas muito bem estruturadas digitalmente mas que esquecem esse detalhe crucial. Infelizmente, precisamos desenhar mesmo, explicar tudo muito bem explicado e encaminhar de todas as formas possíveis para que os visitantes realizem as ações desejadas.
2. Facilitar para o consumidor
Facilite a vida do consumidor colocando os CTAs de maneira equilibrada ao longo da página. Coloque as chamadas de forma que ele não vá precisar procurar por elas para clicar. Se você quer vender algo, você tem que estar preparado para ele, para entregar exatamente o que ele precisa naquele momento.
3. Ordens exatas
No CTA não pode haver espaço para dúvidas. “O que é para eu fazer mesmo?” Clicar aqui. Mas clicar aqui para que? As pessoas precisam bater o olho no seu CTA e saber o objetivo dele. Imagine sua chamada para ação como um elemento isolado. Clique aqui e… inscreva-se para o webinar? Receba nossa newsletter? Baixe o ebook?
Uma ordem isolada não vai contribuir para a ação que você está imaginando. É preciso pensar que nem sempre o visitante vai ler tudo, que ele pode estar com pressa, ou até mesmo não tão interessada assim, até ver sua chamada. Capriche!
4. Contraste
Eu já disse algumas vezes por aqui que somos seres muito visuais. Por isso, apostar em um bom contraste de cores também é fundamental para o seu CTA funcionar conforme o desejado. Destaque esse texto de alguma forma. Dentro das suas possibilidades de layout aposte em contraste de cores, letras maiores ou fonte diferente.
É muito importante que você verifique essas 4 coisinhas para ampliar suas taxas de conversão e ter mais resultados, que é o que estamos buscando, sem nunca deixar de ser humanos!
Que tal aprofundar seus conhecimentos? Dá uma olhada nesse vídeo que preparei sobre “Como definir metas e objetivos de Marketing“.
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