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Blog e Inbound Marketing - Como extrair os melhores resultados do seu blog

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de maio de 2021

Blog e Inbound Marketing: como utilizar essa estratégia? Aposto que você já escutou falarem de blog como se ele fosse um “deus” do Inbound Marketing. Ele não é tudo dentro da estratégia, mas tem um papel muito importante. 

Algumas empresas ainda não percebem a relevância dos blogs em uma estratégia de Inbound Marketing, outras se frustraram com esse modelo… mas por que isso acontece? 

A criação de conteúdo dentro da internet é muito grande. Podemos dizer que vivemos a era da “overdose de conteúdo”. Mas esse não é o maior problema. Você já teve a péssima experiência de encontrar o mesmo texto, copiado e colado, em diferentes sites? São muitas pessoas dizendo a mesma coisa.

Nesse vídeo, falarei sobre 3 elementos para extrair os melhores resultados de um blog no Inbound Marketing. 

 

3. Conteúdo tem que ser bom! 

Mas Karine, o que é conteúdo bom? O Google entende como conteúdo bom aquele que é clicado, acessado e lido, no qual as pessoas permanecem algum tempo dentro desse conteúdo, navegando por aquela página e até lendo outros posts. Essa ferramenta é tão inteligente que consegue ler como as pessoas se comportam para ranquear melhor o seu conteúdo. 

Agora vem a hora da verdade: como eu vou criar conteúdo para blog? Existem várias empresas de criação de conteúdo, então é possível terceirizar o serviço, ou contratar um profissional dentro da empresa para escrevê-los. 

A grande questão é a qualidade de pesquisa para a criação desse conteúdo. Quanto mais profunda a pesquisa, mais insights reais ela vai trazer, criando uma identidade da empresa dentro desse conteúdo. 

Não adianta repetir um conteúdo que você já viu, se tem mais não sei quantas pessoas fazendo exatamente o mesmo. Isso não gera resultado! Pesquise, veja sobre o que as pessoas estão escrevendo e encontre espaços com assuntos ainda pouco tratados para se diferenciar não só dos seus concorrentes, mas daquele conteúdo batido que dá na cara que não tem nada a ver com a sua empresa. 

“Ah, mas eu vou ter que estudar para fazer isso?”. Vai. O sucesso com blog vem de conteúdo criado estrategicamente para ajudar as pessoas em suas dores. Como você vai ensinar algo para alguém se você não tem propriedade sobre aquele assunto?

 

2. Posicionamento no Google

Qual o grande objetivo de uma estratégia de blog dentro do Inbound Marketing? Rankear bem no Google, ou seja, aparecer ali nas primeiras posições de uma pesquisa nessa plataforma. 

Tráfego orgânico por quê? Porque eu quero um tráfego a custo zero, diminuindo o preço de aquisição de novos clientes, o que, consequentemente, aumenta meu lucro. Trabalhar com blog estrategicamente é gerar tráfego, e uma coisa vai ligando a outra.

Como eu consigo esse bom posicionamento no Google? Usando estratégias de SEO. O chamado Search Engine Optimization (SEO) é um sistema que presume algumas das regras utilizadas pela inteligência artificial do Google para selecionar bons conteúdos e assim, melhorar o rankeamento. 

 

3. Estratégia de Conteúdo

Para quê você está criando uma estratégia de conteúdo para blog? Não é escrever conteúdos aleatórios com algumas palavras-chave que eu acho interessante e que eu acredito que meu público estará procurando. 

Seu conteúdo precisa ser estrategicamente pensado para cada uma das etapas, para cada público que você quer alcançar e para solucionar realmente dores que ele possa ter. Pense em como o seu conteúdo vai ajudar as pessoas que chegam até você a avançar na jornada de compra. 

Às vezes, dentro de uma metodologia de Inbound Marketing para blog, você vai criar conteúdos de topo de funil que já vão levar o usuário para conversão em venda, que costuma ser o caso do e-commerce. 

Outras vezes, serão necessários realmente conteúdos mais gerais de post blog, ebooks, webinars para então o usuário se aproximar do ato da compra. Nesses casos, é muito importante interligar os conteúdos, sugerindo ao usuário os lugares aos quais ele deve ser, sobre o que mais ele deveria saber dentro daquele universo. 

Independente da complexidade do seu produto, cabe a você guiá-lo de forma natural, mas assertiva, até a decisão de compra. 

Blog é uma estratégia extremamente eficiente, mas não é simples. O resultado não é rápido, exige esforço de criação e manutenção de conteúdo. Quando começar a criação da sua estratégia de Blog no Inbound Marketing, tenha esses detalhes em mente para não se frustrar com o imediatismo nem ser mais do mesmo na internet.   

Aprenda mais um pouco: 3 elementos para tornar o seu planejamento de Marketing mais eficiente

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