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4 Coisas que nenhum MBA de Marketing ensina

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de maio de 2021

Um dos meus papéis como consultora de marketing dentro de uma empresa é justamente dar suporte para que a equipe possa se desenvolver. No vídeo de hoje, vou te contar 4 coisas que nenhum MBA de Marketing te ensina, coisas que a prática e a experiência me provaram ser grandes aliados da implementação de qualquer estratégia. Vamos juntos?   

 

1. Inteligência emocional

Como líderes de marketing, seja de si mesmo ou de uma empresa, é importante que aprendamos a lidar com situações de pressão. MBA de marketing não te ensina a lidar com os erros. Quando as coisas dão errado, respire fundo e tome decisões certeiras. 

Muitas vezes não dá para responder na hora. Será necessário avaliar os dados, estudar, para então lidar com seus superiores, sempre dando embasamento às suas escolhas. Você precisa saber porque as coisas estão acontecendo da forma que estão acontecendo, porque você está guiando a estratégia para aquele caminho e porque é preciso esperar. 

Nós como profissionais de marketing temos o anseio de fazer acontecer de uma determinada forma, mas também precisamos olhar para o todo. Às vezes, focamos apenas na nossa equipe e esquecemos do empresário que está investindo dinheiro e tempo naquele projeto. 

 

2. Foco

Os MBA de marketing não te ensinam a dizer não! Às vezes, observando um grande movimento e ações de marketing dentro da empresa, outras áreas começam a pedir serviços. Nesse momento, você precisa ter foco. O que é mais importante no momento? O que deve ser feito agora e o que pode ser testado depois? 

Não significa que você vá descartar todas as ideias, mas sim, receber as informações e saber administrá-las.

Minha sugestão é: organize reuniões mensais para ouvir as equipes, entender seus anseios e necessidades. Coloque prazos e demonstre que está aberto a ouvir e acolher, mas também tem a maturidade para dizer se é hora de implantar determinada estratégia ou não. 

 

3. Braço

Não dá para fazer tudo sozinho, e o MBA de marketing não te ensina isso. Se não há uma estrutura de pessoas, braços suficientes para agir em uma estratégia, ela não vai funcionar como deveria. 

Desenvolva essa consciência para definir estratégias que estejam equilibradas com o recurso humano disponível na sua equipe. E, claro, caso for necessário, solicitar a contratação de mais profissionais.

Seja firme: “isso eu consigo fazer, isso eu não consigo fazer”. “Posso implementar essa estratégia se tivermos um profissional capacitado”.  

 

4. Se posicione 

Demonstrar que está no controle e que sabe o que está fazendo é um dos seus papéis como líder. Isso dá segurança à sua equipe e confiança aos seus superiores. 

Eu já passei por diversos casos onde chefes pressionavam o líder de marketing por respostas rápidas, cobrando intensamente. Isso não quer dizer que você precisa entrar no jogo dele e responder por responder – isso o MBA de marketing não te ensina. 

Se alguém disser “eu acho que essa estratégia não está dando certo”, você não precisa se preocupar. Quem tem que saber isso é você. Está se aproximando do objetivo proposto? Ainda está dentro do prazo? Respeite seu planejamento, o tempo de execução das tarefas e acompanhe de perto seus dados. 

Esses 4 elementos são muito importantes para um líder e não são ensinados em um MBA de marketing. Se atentando a eles, você terá maior efetividade, tranquilidade e confiança para delegar funções e orientar sua equipe. Assim será muito mais fácil implementar as estratégias e alcançar os resultados esperados. 

Tem dificuldade de definir metas? Nesse vídeo eu dou dicas sobre Como definir metas e objetivos para Marketing. Não pare de aprender!

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