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3 Elementos para tornar o Planejamento de Marketing mais eficiente

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 7 de maio de 2021

Você faz planejamento estratégico de marketing na sua empresa? Precisamos conversar sobre como gerar resultados de fato a partir de um planejamento. 

Na minha vivência como consultora, me deparo com três situações frequentemente no plano de marketing de uma empresa:  

-O profissional de planejamento cria uma teoria bem estruturada, mas que não é implementada na prática;

-Planejam apenas em cima de estratégias engessadas, sem encarar o mercado como todo;

-Simplesmente executam, sem nenhum tipo de planejamento estratégico. 

Para desmistificar essa ideia de que planejamento não funciona, que dá muito trabalho ou que não é necessário, vamos falar sobre 3 elementos muito importantes que vivencio no desenvolvimento de planejamento estratégico para empresas, de grande a pequeno porte. 

 

1. Planejamento vai muito além de estratégia 

Sabe qual é a parte mais gostosa de um planejamento? Imersão. Se envolver com a empresa, conversar com todas as áreas envolvidas e entender como elas percebem o consumidor, como percebem o produto e a própria empresa. Entender justamente esse DNA, um sentimento que envolve toda a cultura. 

É interessante investir nessa imersão desde a diretoria até o operacional. Essa é a parte inicial de todo o planejamento estratégico de Inbound marketing, que é compreender o universo da empresa. 

Em um segundo momento, entender quais aspectos globais podem vir a impactar esse negócio, avaliar concorrentes, conhecer o público mais a fundo, investindo em pesquisas de persona para entender a jornada de compra. 

Isso vai trazer para o seu planejamento estratégico um melhor embasamento para traçar os caminhos que a empresa vai precisar percorrer para atingir o objetivo pretendido. 

Pense comigo: como você pode imaginar a implementação de um planejamento estratégico de marketing para uma empresa se você não sabe como ela se comporta, os dados que ela tem, o cenário em que está inserida? 

A segurança das informações é uma das chaves de um bom planejamento.

Tem dificuldade de estipular metas de marketing para sua empresa/negócio? Vem ver nesse vídeo que eu como o que me ajuda a definir melhor onde quero chegar – e como.

 

2. Fazer o planejamento trazer resultados

Faça seu planejamento estratégico já pensando em como fazê-lo trazer resultados. A parte do diagnóstico é uma parte intensa e cansativa, mas ela é extremamente importante para dar a “força” que você precisa para prever melhor os resultados.  

Nenhum planejamento tem total assertividade, até porque é preciso que ele seja flexível. Durante a implementação, ele deve se moldar às situações, baseado nesse diagnóstico profundo, para alcançar os objetivos desejados. 

Então todo planejamento tem que ter uma estrutura que te leve a um ponto onde a implementação seja facilitada. Quando chegar na parte operacional, a parte prática desse planejamento, é importante que as pessoas que estão envolvidas possam visualizar como de fato vão conseguir implementar o planejamento.

 

3.Planejamento deve ser direcionado pelo diagnóstico

Diagnóstico dentro de um planejamento estratégico de marketing vai te dizer como traçar os caminhos mais adequados de acordo com o que já está sendo visualizado dentro do cenário existente.

Esses três elementos vão te ajudar a pensar além das estratégias sozinhas, mas olhar para um planejamento de marketing como uma ferramenta completa, pensando em sua aplicação baseada em um diagnóstico completo e forte. 

Como incorporar as mídias sociais em uma estratégia de Inbound? Vem saber tudo sobre o assunto aqui.

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