Você faz planejamento estratégico de marketing na sua empresa? Precisamos conversar sobre como gerar resultados de fato a partir de um planejamento.
Na minha vivência como consultora, me deparo com três situações frequentemente no plano de marketing de uma empresa:
-O profissional de planejamento cria uma teoria bem estruturada, mas que não é implementada na prática;
-Planejam apenas em cima de estratégias engessadas, sem encarar o mercado como todo;
-Simplesmente executam, sem nenhum tipo de planejamento estratégico.
Para desmistificar essa ideia de que planejamento não funciona, que dá muito trabalho ou que não é necessário, vamos falar sobre 3 elementos muito importantes que vivencio no desenvolvimento de planejamento estratégico para empresas, de grande a pequeno porte.
1. Planejamento vai muito além de estratégia
Sabe qual é a parte mais gostosa de um planejamento? Imersão. Se envolver com a empresa, conversar com todas as áreas envolvidas e entender como elas percebem o consumidor, como percebem o produto e a própria empresa. Entender justamente esse DNA, um sentimento que envolve toda a cultura.
É interessante investir nessa imersão desde a diretoria até o operacional. Essa é a parte inicial de todo o planejamento estratégico de Inbound marketing, que é compreender o universo da empresa.
Em um segundo momento, entender quais aspectos globais podem vir a impactar esse negócio, avaliar concorrentes, conhecer o público mais a fundo, investindo em pesquisas de persona para entender a jornada de compra.
Isso vai trazer para o seu planejamento estratégico um melhor embasamento para traçar os caminhos que a empresa vai precisar percorrer para atingir o objetivo pretendido.
Pense comigo: como você pode imaginar a implementação de um planejamento estratégico de marketing para uma empresa se você não sabe como ela se comporta, os dados que ela tem, o cenário em que está inserida?
A segurança das informações é uma das chaves de um bom planejamento.
Tem dificuldade de estipular metas de marketing para sua empresa/negócio? Vem ver nesse vídeo que eu como o que me ajuda a definir melhor onde quero chegar – e como.
2. Fazer o planejamento trazer resultados
Faça seu planejamento estratégico já pensando em como fazê-lo trazer resultados. A parte do diagnóstico é uma parte intensa e cansativa, mas ela é extremamente importante para dar a “força” que você precisa para prever melhor os resultados.
Nenhum planejamento tem total assertividade, até porque é preciso que ele seja flexível. Durante a implementação, ele deve se moldar às situações, baseado nesse diagnóstico profundo, para alcançar os objetivos desejados.
Então todo planejamento tem que ter uma estrutura que te leve a um ponto onde a implementação seja facilitada. Quando chegar na parte operacional, a parte prática desse planejamento, é importante que as pessoas que estão envolvidas possam visualizar como de fato vão conseguir implementar o planejamento.
3.Planejamento deve ser direcionado pelo diagnóstico
Diagnóstico dentro de um planejamento estratégico de marketing vai te dizer como traçar os caminhos mais adequados de acordo com o que já está sendo visualizado dentro do cenário existente.
Esses três elementos vão te ajudar a pensar além das estratégias sozinhas, mas olhar para um planejamento de marketing como uma ferramenta completa, pensando em sua aplicação baseada em um diagnóstico completo e forte.
Como incorporar as mídias sociais em uma estratégia de Inbound? Vem saber tudo sobre o assunto aqui.
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