Consultoria de Marketing Digital: Ela Pode Alavancar o Seu Negócio!

Consultoria de marketing

Consultoria de Marketing Digital: Ela Pode Alavancar o Seu Negócio!

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 11 de abril de 2016
Cadastre-se e receba por e-mail a nossa newsletter

Quer receber conteúdos estratégicos?

Independentemente do tipo de atuação de sua empresa, você já deve (ou precisa) estar pronto para aproveitar a era digital, ou seja, ter a presença do seu negócio na internet. O marketing digital se tornou o motivo de expansão de várias empresas, mas você pode encontrar dificuldades ao tentar entrar nesse mundo, fazer um bom planejamento de marketing e extrair os melhores resultados possíveis.

A Consultoria de Markeitng Digital entra justamente nesta lacuna, entre entender onde quer se chegar, o caminho ao qual percorrer, até o momento de atingir o sucesso do cliente.

O que é uma Consultoria de Marketing Digital?

Ter maior sucesso e reconhecimento são dois objetivos permanentes das organizações, principalmente quando elas decidem entrar para o mundo digital dos negócios. Foi com essa ideia que a consultoria de marketing digital surgiu, servindo para orientar a organização e o seu tipo de negócio, de modo que se decida qual é o melhor caminho a ser seguido para atingir maiores e melhores resultados – tanto em curto, médio ou longo prazo.

A consultoria de marketing digital trabalha realizando uma análise do ambiente de negócios, através de:

  • Diagnosticar e apontar os problemas internos, suas atuais estratégias e ações, seu retorno sobre o investimento e a utilização de recursos;
  • Diagnosticar e apontar dados externos, como a análise do mercado, análise da concorrência, identificar o público-alvo, reputação da marca, bem como as oportunidades e ameaças pertinentes;
  • Definição de objetivos, metas e indicadores para o trabalho de marketing digital, de acordo e sempre em consideração com os objetivos estratégicos da organização: ou seja, alinhar-se com o planejamento estratégico da empresa;
  • Realizar um plano de ação e orientar a empresa: definição de canais, investimentos, cronogramas da implantação das ações, monitorando e mensuração os resultados, entre outros.

A consultoria de marketing digital irá realizar o acompanhamento do que foi orientado enquanto que a própria empresa e as agências contratadas colocam em prática.

É um serviço de apoio à empresa e suas lideranças, visando auxiliar a organização a definir a melhor alternativa de ação num ambiente repleto de incertezas, riscos e competição.

Como saber se preciso de consultoria de marketing digital?

É extremamente importante entender que uma consultoria de marketing digital irá guiar sua empresa para um caminho positivo e correto. Problemas como o aumento da reputação, do número de clientes e de sua fidelização, assim como, o site que não aparece no Google ou que não gera nenhum tipo de contato para o setor comercial, ou ainda, o custo alto de aquisição do lead e/ou cliente, poderão (e serão) conquistados através do apoio da consultoria de marketing digital.

E se você pensou sobre lucros, fique tranquilo! O lucro sucessivo é mais um dos pontos atingíveis com o trabalho de uma consultoria de marketing digital!

Benefícios de uma consultoria de marketing digital

Quer outros benefícios? Olha só:

  • Competitividade para a empresa: já que muitas empresas e empreendedores possuem dificuldades em entender o mercado (de modo geral), a consultoria de marketing digital irá ter a solução ideal para que seus produtos e serviços se tornem mais competitivos;
  • Saber quem é seu público-alvo: afinal, muitas organizações pecam nesse item, e esse é um dos fatores que mantém os resultados baixos. A consultoria de marketing digital irá apresentar seus clientes e ajudar a construir maior público;
  • Melhorias nos processos: se existirem problemas na produção de sua empresa, fique atento: a consultoria de marketing digital irá otimizar os processos e montar estratégias para acabar com todas as complicações existentes;
  • Aumentar os lucros: orientar as formas de como as tarefas precisam ser executadas e criar diretrizes estratégias são duas tarefas essenciais de uma consultoria de marketing digital e que bate diretamente no aumento dos resultados financeiros de sua empresa.

Concluindo

Um dos mais importantes pontos de uma consultoria de marketing digital é evitar que você perca tempo decidindo por onde começar ao estabelecer sua presença digital, de modo que você também não precise se preocupar com que tipo de resultado esperar. A consultoria de marketing digital fará o diagnóstico de sua empresa e criará uma estratégia, de modo que o seu negócio seja impulsionado.

O consultor não executa tarefas, ele orienta a maneira como essas tarefas devem ser executadas e traça as diretrizes estratégicas para que essas tarefas obtenham bons resultados. Um bom exemplo é: o papel do consultor é identificar os canais que o público-alvo se encontra, suas dores/sonhos e traçar estratégias de conteúdo para atingi-lo. Não é o consultor que escreve e publica o conteúdo. Para isso, ele atua em parceria com fornecedores focados nessa tarefa ou orienta e capacita o time do cliente para essa função.

Importante ressaltar é que, mesmo sendo o consultor uma pessoa que vende a sua expertise, ele não é aquela pessoa que vai a empresa para conversar. É preciso sim estar presente, próximo ao cliente, mas ele não deve ocupar o espaço do gestor.

Agora que você já entende o meu papel como consultora e o que eu posso fazer pelo seu negócio, entre em contato e solicite uma proposta.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *