4 Práticas Infalíveis Para se Tornar Relevante Com Link Building

Marketing de Conteúdo

4 Práticas Infalíveis Para se Tornar Relevante Com Link Building

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 9 de março de 2016
Cadastre-se e receba por e-mail a nossa newsletter

Quer receber conteúdos estratégicos?

Provavelmente você já deve ter visto por aí a expressão “link building”, uma das práticas de SEO (sistema de otimização do Google) que contribui para o melhor ranqueamento do seu site nos buscadores. Se você tem dúvidas sobre como realmente funciona essa estratégia, esse post é para você. Nele irei apresentar o conceito de link building e também 4 dicas para você começar a adotar essa prática.

Afinal, O Que é Link Building?

Dentro das práticas de SEO, que é a otimização de sites para mecanismos de busca como o Google, existe uma prática chamada link building. Como você já deve saber, os serviços de busca utilizam uma série de critérios para posicionar bem o seu site. Um de seus critérios é a relevância de seu conteúdo, que é medida por meio de fatores como a quantidade de links que existem apontando para o seu conteúdo, tanto em seu próprio site, como em outros sites.

A lógica é simples: se seu conteúdo está sendo linkado e indicado, é porque ele deve ser bom e verdadeiro. Diante dessa lógica, quanto mais links houver para os seu conteúdo, melhor! Por isso, para que seu site seja bem ranqueado, você não pode deixar de adotar as dicas que eu vou passar a seguir.

4 Dicas Simples e Infalíveis de Link Building

#1 Crie Conteúdo Compartilhável

Sem dúvida nenhuma, a melhor estratégia de link building é o bom conteúdo. Mas não basta que seu conteúdo seja verdadeiro ou relevante, ele também deve ser atrativo. Quanto mais o seu conteúdo interessar as pessoas, mas elas irão compartilhá-lo em redes sociais e referenciá-los em seus próprios sites e blogs. Dessa forma, quanto mais pessoas compartilharem seus links, melhor será a sua imagem diante dos mecanismos de busca.

#2 Relacione o seu conteúdo entre si

Não espere apenas que os outros recomendem e compartilhem o seu conteúdo. Sempre que possível, crie links entre os seus próprios textos e posts. Por exemplo, nesse post, lá no início, quando falei em SEO, aproveitei para linkar com um post antigo que fiz sobre o tema. A ideia é essa, sempre que criar um conteúdo novo que tenha relação com algo que você já publicou, faça o link. Assim, você torna seu conteúdo mais rico, deixa a experiência do visitante do seu site mais completa e ainda ajuda a melhorar seu posicionamento. Apenas tenha o cuidado de fazer esses links com critério e bom senso, pois se você cria muitos links sem relação, o seu conteúdo empobrece e isso pode ser visto pelos mecanismos de busca como alguém que está tentando “enganá-lo”, o que pode ter efeito contrário e piorar sua posição.

#3 Espalhe os links por aí

Não é apenas no seu próprio site que você deve incluir links. Utilize e-mail marketings, redes sociais e outros recursos para divulgar seus novos conteúdos e também links para eles. Quando você comentar em outros sites e blogs, por exemplo, não deixe de incluir um link para seu site. Mas lembre-se, distribuir seus links em sites e redes sociais não é fazer spam, ok?! Preze sempre pelo bom senso.

#4 Crie parcerias

Estabeleça relações com sites e blogs do seu segmento de atuação e ofereça seu conteúdo para que eles publiquem. Dentro destas parcerias você também pode republicar conteúdo destes parceiros, assim todos ganham em relevância e credibilidade.

Concluindo

Como você deve ter percebido, fazer link building é um trabalho minucioso e que exige bastante dedicação. No entanto, é uma das formas mais eficazes de melhorar seu posicionamento no Google e outros mecanismos de busca. Além, é claro de gerar tráfego sem custo algum para o seu site. Vale muito a pena o esforço!

Gostou do artigo? Assine a newsletter para receber mais conteúdos como esse.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *