Qual o seu objetivo de Marketing Digital? Leia se você pensa grande.

O Marketing Digital oferece inúmeras vantagens e traz resultados muito favoráveis para qualquer empresa. Não existe segmento que não possa investir em Marketing Digital, da menor à maior empresa, todas podem obter ótimos resultados. Por ele ser totalmente adaptável, o único limite é a sua criatividade, é possível fazer quase tudo através do Marketing nas redes sociais e internet em geral.

Mas você já parou para pensar sobre o seu objetivo de Marketing Digital? Onde você deseja chegar e o que tem feito para que tudo dê certo? Sabemos que o Marketing Digital envolve estratégia, e que elaborar uma estratégia exige tempo e dedicação, e que realmente dá um certo trabalho.

Hoje quero fazer você refletir sobre tudo o que tem feito para que o Marketing Digital da sua empresa dê certo, e sobre o esforço e tempo que tem investido:

Estou utilizando todas as ferramentas disponíveis?

Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar desde a elaboração da campanha até o momento de mensurar os resultados.

Se você realizar uma pesquisa rápida no Google poderá comprovar o que estou falando, e verá que algumas delas são até mesmo gratuitas ou oferecem versões para teste.

O próprio Google oferece várias destas ferramentas que irão facilitar a realização da sua campanha, oferecer informações importantes para o sucesso e otimizar seu tempo.

Veja algumas ferramentas:

Agora pense comigo, o tempo que você dedicou para criar uma campanha baseada em informações deduzidas em achismos, poderia ter sido investido em aprender a utilizar uma ferramenta capaz de oferecer dados reais para a sua campanha, dessa forma, não só a campanha atual, mas todas passariam a ser estruturaras com informações reais, e isso faria toda a diferença no resultado final da campanha.


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Em que estou realmente focando?

Sabemos que o Marketing Digital é uma das vertentes do Inbound Marketing, que é o Marketing focado nas necessidades do público-alvo, e não em promover os seus produtos ou marca de forma direta.

Porém não são raros os casos que vejo em que o Marketing Digital é utilizado apenas para promover o produto de forma exagerada…

isso sim é coisa do século passado, já passamos da era onde o produto era centro das atenções, é preciso ter foco nas pessoas se não quiser ficar pra trás

… onde fica claro que em momento algum o público teve suas necessidades priorizadas.

Aplicar o Marketing de forma equivocada, dá o mesmo trabalho que direciona-lo da forma correta, e que irá lhe trazer resultados positivos.

Porque conquistar o pouco se você pode conseguir muito mais?

Você pode ter lido até aqui e estar pensando: são apenas redes sociais, o investimento é baixo então o que vier é lucro!

É mesmo uma pena, mas ainda existe quem pense desta forma, e assim acabam por lucrar bem menos que poderiam. Eu espero que este não seja o seu caso, porém se for, gostaria muito que desse uma chance, e por um tempo tentasse pensar diferente, e procurasse realizar o Marketing Digital focando em resultados muito maiores que tem obtidos até agora.

Veja algumas dicas importantes  para melhorar seus resultados:

  • Crie a campanha baseada em informações e dados reais da sua empresa Quantos clientes você atende em média por mês e quantos pretende aumentar, para crescer? qual o ticket médio de compra, dá pra melhorar? descubra o que mais os seus clientes valorizam na sua empresa?
  • Respeite a necessidade de cada Lead (contato potencial) quanto ao conteúdo. Ou seja, envie o conteúdo certo, no momento certo.
  • Tenha um planejamento e calendário para as publicações. Não perca oportunidades por falta de organização)
  • Busque estar sempre atualizado quanto aos conteúdos postados e mantenha uma frequência das publicações.
  • Acompanhe os resultados periodicamente. Sim, por favor, acompanhe os relatórios que as plataformas como o Facebook oferecem, o Google Analytics é uma mina de ouro.
  • Dê feedback ao público que procurar interação com você. Até aquele que só mandou um “joinha”, converse com o seu público, ele te deu uma oportunidade, abrace-a!
  • Estude sempre e procure estar sempre atualizado quanto as ferramentas de Marketing Digital disponíveis. Reserve pelo menos 30 minutos no início do dia, escolha alguns canais para acompanhar, como o meu por exemplo 😉

Procure aplicar estas sugestões em sua próxima campanha, por mais simples que elas sejam, e por menor que seja o resultado esperado. Depois de algum tempo, compare os resultados desta campanha com das anteriores, e veja quais foram as diferenças nos resultados entre uma e outra.

É bem possível que a campanha onde você aplicou as dicas, tenha tido retornos muito melhores, seja na fidelização do seu público-alvo, na conquista de Leads ou no fechamento de vendas.

Depois de comparar os resultados, acho muito difícil você não querer repetir o processo nas próximas campanhas, e melhor ir se aprimorando e buscando sempre a excelência no Marketing Digital, para assim poder extrair o melhor resultado possível.

É tudo uma questão de costume, quando iniciamos uma reeducação alimentar por exemplo, o início é sempre muito difícil! A vontade de comer errado irá surgir com força total, e se você não for firme colocará tudo a perder. Quando você decide extrair grandes resultados do Marketing Digital, mas está acostumado com o pouco, acontece o mesmo, você se sentirá tentado a manter as velhas ações.

O comodismo e o pensamento pequeno são inimigos do sucesso, aqueles que não estão dispostos a inovar e a melhorar sempre irão perder grandes oportunidades de negócios!

Pensar pequeno custa o mesmo que pensar grande.

A notícia boa é que nunca é tarde para começar a mudar, e a conquistar muito mais do que você já imaginou!

Preparado para definir o seu objetivo de Marketing Digital?

Agora que você entendeu que é possível extrair muito mais com o marketing digital, veja a seguir os 5 objetivos mais comuns de empresas que já investem em marketing digital, assim ficará mais fácil definir os seus. Acompanhe!

  1. Aumentar as vendas
  2. Retenção e fidelização de clientes
  3. Suporte e atendimento ao cliente
  4. Conversão de novos clientes
  5. Construir percepção de marca e autoridade

Para finalizar, comece escolhendo um objetivo ou até 3, o ideal é começar a colher os resultados para só daí agregar outros objetivos. Outra coisa, não adianta você querer aumentar as vendas pela internet se a sua empresa acabou de entrar no ambiente digital, é preciso ganhar a percepção e autoridade da marca, portanto, escolha bem os seus objetivos ok.

Agora é com você, defina o objetivo de marketing digital e comece a traçar o novo caminho para os resultados. 

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Forte abraço.

Karine Borges

 

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