Qual o seu objetivo de Marketing Digital? Leia se você pensa grande.

Estratégia em Marketing Digital

Qual o seu objetivo de Marketing Digital? Leia se você pensa grande.

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 26 de abril de 2017
Assine para receber toda semana na sua caixa de entrada

Mais do que uma newsletter, uma imersão no universo digital

O Marketing Digital oferece inúmeras vantagens e traz resultados muito favoráveis para qualquer empresa. Não existe segmento que não possa investir em Marketing Digital, da menor à maior empresa, todas podem obter ótimos resultados. Por ele ser totalmente adaptável, o único limite é a sua criatividade, é possível fazer quase tudo através do Marketing nas redes sociais e internet em geral.

Mas você já parou para pensar sobre o seu objetivo de Marketing Digital? Onde você deseja chegar e o que tem feito para que tudo dê certo? Sabemos que o Marketing Digital envolve estratégia, e que elaborar uma estratégia exige tempo e dedicação, e que realmente dá um certo trabalho.

Hoje quero fazer você refletir sobre tudo o que tem feito para que o Marketing Digital da sua empresa dê certo, e sobre o esforço e tempo que tem investido:

Estou utilizando todas as ferramentas disponíveis?

Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar desde a elaboração da campanha até o momento de mensurar os resultados.

Se você realizar uma pesquisa rápida no Google poderá comprovar o que estou falando, e verá que algumas delas são até mesmo gratuitas ou oferecem versões para teste.

O próprio Google oferece várias destas ferramentas que irão facilitar a realização da sua campanha, oferecer informações importantes para o sucesso e otimizar seu tempo.

Veja algumas ferramentas:

Agora pense comigo, o tempo que você dedicou para criar uma campanha baseada em informações deduzidas em achismos, poderia ter sido investido em aprender a utilizar uma ferramenta capaz de oferecer dados reais para a sua campanha, dessa forma, não só a campanha atual, mas todas passariam a ser estruturaras com informações reais, e isso faria toda a diferença no resultado final da campanha.

Achou interessante o assunto do artigo de hoje? Então já compartilhe coma sua rede:

Em que estou realmente focando?

Sabemos que o Marketing Digital é uma das vertentes do Inbound Marketing, que é o Marketing focado nas necessidades do público-alvo, e não em promover os seus produtos ou marca de forma direta.

Porém não são raros os casos que vejo em que o Marketing Digital é utilizado apenas para promover o produto de forma exagerada…

isso sim é coisa do século passado, já passamos da era onde o produto era centro das atenções, é preciso ter foco nas pessoas se não quiser ficar pra trás

… onde fica claro que em momento algum o público teve suas necessidades priorizadas.

Aplicar o Marketing de forma equivocada, dá o mesmo trabalho que direciona-lo da forma correta, e que irá lhe trazer resultados positivos.

Porque conquistar o pouco se você pode conseguir muito mais?

Você pode ter lido até aqui e estar pensando: são apenas redes sociais, o investimento é baixo então o que vier é lucro!

É mesmo uma pena, mas ainda existe quem pense desta forma, e assim acabam por lucrar bem menos que poderiam. Eu espero que este não seja o seu caso, porém se for, gostaria muito que desse uma chance, e por um tempo tentasse pensar diferente, e procurasse realizar o Marketing Digital focando em resultados muito maiores que tem obtidos até agora.

Veja algumas dicas importantes  para melhorar seus resultados:

  • Crie a campanha baseada em informações e dados reais da sua empresa Quantos clientes você atende em média por mês e quantos pretende aumentar, para crescer? qual o ticket médio de compra, dá pra melhorar? descubra o que mais os seus clientes valorizam na sua empresa?
  • Respeite a necessidade de cada Lead (contato potencial) quanto ao conteúdo. Ou seja, envie o conteúdo certo, no momento certo.
  • Tenha um planejamento e calendário para as publicações. Não perca oportunidades por falta de organização)
  • Busque estar sempre atualizado quanto aos conteúdos postados e mantenha uma frequência das publicações.
  • Acompanhe os resultados periodicamente. Sim, por favor, acompanhe os relatórios que as plataformas como o Facebook oferecem, o Google Analytics é uma mina de ouro.
  • Dê feedback ao público que procurar interação com você. Até aquele que só mandou um “joinha”, converse com o seu público, ele te deu uma oportunidade, abrace-a!
  • Estude sempre e procure estar sempre atualizado quanto as ferramentas de Marketing Digital disponíveis. Reserve pelo menos 30 minutos no início do dia, escolha alguns canais para acompanhar, como o meu por exemplo.

Procure aplicar estas sugestões em sua próxima campanha, por mais simples que elas sejam, e por menor que seja o resultado esperado. Depois de algum tempo, compare os resultados desta campanha com das anteriores, e veja quais foram as diferenças nos resultados entre uma e outra.

É bem possível que a campanha onde você aplicou as dicas, tenha tido retornos muito melhores, seja na fidelização do seu público-alvo, na conquista de Leads ou no fechamento de vendas.

Depois de comparar os resultados, acho muito difícil você não querer repetir o processo nas próximas campanhas, e melhor ir se aprimorando e buscando sempre a excelência no Marketing Digital, para assim poder extrair o melhor resultado possível.

É tudo uma questão de costume, quando iniciamos uma reeducação alimentar por exemplo, o início é sempre muito difícil! A vontade de comer errado irá surgir com força total, e se você não for firme colocará tudo a perder. Quando você decide extrair grandes resultados do Marketing Digital, mas está acostumado com o pouco, acontece o mesmo, você se sentirá tentado a manter as velhas ações.

O comodismo e o pensamento pequeno são inimigos do sucesso, aqueles que não estão dispostos a inovar e a melhorar sempre irão perder grandes oportunidades de negócios!

Pensar pequeno custa o mesmo que pensar grande.

A notícia boa é que nunca é tarde para começar a mudar, e a conquistar muito mais do que você já imaginou!

Preparado para definir o seu objetivo de Marketing Digital?

Agora que você entendeu que é possível extrair muito mais com o marketing digital, veja a seguir os 5 objetivos mais comuns de empresas que já investem em marketing digital, assim ficará mais fácil definir os seus. Acompanhe!

  1. Aumentar as vendas
  2. Retenção e fidelização de clientes
  3. Suporte e atendimento ao cliente
  4. Conversão de novos clientes
  5. Construir percepção de marca e autoridade

Para finalizar, comece escolhendo um objetivo ou até 3, o ideal é começar a colher os resultados para só daí agregar outros objetivos. Outra coisa, não adianta você querer aumentar as vendas pela internet se a sua empresa acabou de entrar no ambiente digital, é preciso ganhar a percepção e autoridade da marca, portanto, escolha bem os seus objetivos ok.

Agora é com você, defina o objetivo de marketing digital e comece a traçar o novo caminho para os resultados. 

Quer seguir um caminho guiado por mim para ter resultado com Marketing Digital? Clique aqui em baixo e saiba mais!

Forte abraço.

Karine Borges

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *