Pular o Planejamento de Marketing Digital não é uma boa ideia. Saiba porque!

planejamento de marketing digital

Por mais simples que seja, qualquer campanha de marketing que você pense em fazer, seja ela relacionada a uma data comemorativa, uma promoção, ou um sorteio por exemplo, você certamente terá que pensar em algumas etapas que esta ação envolve: o objetivo (vender mais, renovar estoque, atrair novos seguidores/clientes), a data de início e fim, as mídias utilizadas, parceiros, etc…

Muitas são as decisões a serem tomadas, muito tempo e dinheiro serão investidos, para que tudo dê certo.

O resultado que você espera alcançar com o Marketing Digital está muito mais atrelado a estratégias bem pensadas, do que a investimentos sem orientação. É claro que investir dinheiro trará resultados mais rápidos, mas o investimento intelectual é tão importante quanto.

Quando nos referimos ao Marketing Digital, há quem pense que o planejamento não é necessário, é só criar conteúdo e postar nas redes sociais que estará tudo certo.

Infelizmente, esse tipo de pensamento é justamente a raiz da frustração de muitas empresas e profissionais que se arriscaram no Marketing Digital sem o menor planejamento.

E o resultado não poderia ser outro: tempo e dinheiro perdidos. Para que isso não aconteça com você, vou falar hoje sobre os motivos que fazem com que o planejamento de Marketing Digital, seja uma das etapas fundamentais para que você não perca tempo e dinheiro!

Sua empresa precisa ser reconhecida na internet!

Sua marca e produtos já são reconhecidos na internet? Quais tipos de ações você já realizou e quais resultados obteve? Como pretende se comportar no mundo digital daqui em diante? Seu planejamento deve iniciar com essas 3 perguntas importantes, saber onde está e se isso te agrada, lhe trará informações sobre qual caminho traçar para alcançar seus objetivos.

Se você ainda não iniciou nenhum trabalho na internet, já pensou em como iniciar, e quais serão suas primeiras ações de Marketing Digital?

Caso sua empresa ainda não esteja presente, você irá focar em como começar, quais ações devem dar início ao Marketing Digital? Não importa o quão tarde pareça estar ocorrendo este início, o importante é realmente começar.

Reconhecer as necessidades da sua empresa, fará com que você invista seus esforços em ações de Marketing Digital corretas para o seu perfil único. Nem sempre as ações realizadas pelos concorrentes, ou por uma grande marca do seu segmento, irão trazer os resultados esperados.

Vejamos um exemplo: você lançou um produto, e fez uma promoção em uma grande rede social. Durante 3 dias quem apresentasse o print do banner da promoção, teria 30% de desconto na compra do produto. A promoção foi um sucesso, e os produtos sumiram das prateleiras!

Isso pode até parecer bom inicialmente, porém resultou em uma enxurrada de reclamações em sua página da rede social. Clientes insatisfeitos por não encontrarem o produto para comprar e aproveitar a promoção. E agora? A ação que inicialmente pareceu ser muito boa, resultou em uma mancha na imagem da empresa.

Isso só aconteceu porque quem elaborou a promoção não realizou um planejamento sobre como iria executa-la, pensou que era apenas  postar nas redes sociais e pronto!

É indispensável que você esteja informado sobre todos os aspectos da empresa, sua logística e capacidade de suprir o mercado. Para só assim poder planejar as ações de Marketing Digital, e ter a certeza de que a empresa tem condições de suprir as promoções e lidar com possíveis imprevistos.

Todo mundo não é o seu cliente e você aprenderá a lidar com isso!

Quem são as pessoas que compram o seu produto/serviço? (Eu consigo até ver o ponto de interrogação pairando sob a sua mente.)

Toda vez que um empreendedor vem me pedir ajuda relacionada ao Marketing Digital ou ao negócio dele, essa normalmente é a primeira pergunta que eu faço, e 99,9% das vezes a resposta que me dão é que todo mundo pode ser o seu cliente.

Se você está brincando de tiro ao alvo, ou seja, quem você conseguir trazer para o seu negócio é lucro, você tem grandes chances de continuar catando milho ou pescando clientes, como você preferir.

Isso é só uma analogia para dizer que, se você quer aumentar as vendas e realmente crescer o seu negócio, você tem que aprender a trazer muitos clientes em suas estratégias. E para isso é preciso conhecer o seu público-alvo.

O Marketing Digital possui uma enorme vantagem em relação ao Marketing Tradicional (outdoor, panfleto, TV), é possível você direciona-lo exatamente para o perfil do seu  público-alvo, ou seja, falar diretamente com quem já demonstrou algum tipo de interesse por sua marca ou produto. E isso não é resultado de mágica, mas sim de muita pesquisa e planejamento.

Na internet nenhuma informação é perdida, desde um banner que o internauta clica, à um e-mail que ele abre, tudo serve como informação para traçar o perfil daquele internauta, e pode ser usado pelas empresas para realizar o seu Marketing Digital. Até mesmo através do site institucional da empresa, é possível extrair informações sobre o seu público-alvo:

  • Como ele chegou até seu site?
  • Quanto tempo ele ficou em cada página?
  • Em qual página ele demorou mais tempo?
  • Ele preencheu algum formulário?
  • Nas redes sociais, qual o comportamento dele?
  • Qual horário ele mais acessa as redes sociais?
  • De onde ele acessa? Celular, tablet, computador?

Todas estas informações, são fundamentais na hora de realizar as ações de Marketing Digital. Planejar as ações de forma direcionada ao seu público-alvo e aplicando as informações extraídas, fará com que todo dinheiro e esforços envolvidos tragam resultados reais.

Você saberá exatamente qual rede social usar, quando e qual tipo de abordagem fazer para dar mais resultado. Uma ação de Marketing Digital bem planejada irá resultar no aumento de Leads qualificados (pessoas com real interesse pelo seu produto/serviço), e na transformação destes em clientes!

Planejamento é a alma do negócio

Realizar qualquer ação de Marketing sem planejamento é dar um tiro no escuro, você corre o risco de acertar no alvo errado (público-alvo), e acabar gerando um problema enorme. Qualquer ação realizada na internet pode tomar uma proporção gigante, e se não for muito bem planejada pode fugir do controle.

Esse risco existe por não termos como controlar totalmente as ações que o público pode tomar, portanto, qualquer informação transmitida deve ser muito bem estudada, e todas as possíveis reações do público, devem ser muito bem analisadas.

Você deve estar sempre um passo à frente, ter sempre uma “carta na manga”, para reagir à resposta do público. Dessa forma, é possível obter resultados positivos até mesmo diante de imprevistos.

Decidir pelo Marketing Digital é um passo fundamental para o crescimento da sua empresa.

Realizar um planejamento bem estruturado é garantir o sucesso das ações do Marketing Digital.

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