Público-alvo e Persona - Quem são Eles e Como Utilizar nas Estratégias de Marketing

Planejamento

Público-alvo e Persona - Quem são Eles e Como Utilizar nas Estratégias de Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 30 de setembro de 2016
Assine para receber toda semana na sua caixa de entrada

Mais do que uma newsletter, uma imersão no universo digital

Você certamente já ouviu falar sobre público-alvo e persona, e o quanto eles são figuras essenciais na hora de elaborar uma estratégia de marketing, seja on-line ou off-line. Mas quem são de fato o público-alvo e a persona, há diferença entre eles, e quais são?

Hoje irei falar exatamente sobre isso, e sobre a grande importância deles para o marketing atual!

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

descubra-qual-e-o-seu-publico-alvo-personas-e-suas-necessidades

Para que você possa entender melhor a diferença entre público-alvo e persona, vamos definir o que significa cada um deles:

Público-alvo: Quando falamos sobre o público-alvo, estamos nos referindo a um grande número de pessoas que podem vir a se interessar pelo seu produto. Para definirmos o público-alvo, levamos em conta algumas características: comportamento, hábitos, local onde mora e condições financeiras.

Pense no seguinte exemplo: Você tem uma confecção que produz roupas femininas, seu público-alvo alvo são mulheres de 18 a 60 anos, com renda entre 2 a 5 salários mínimos, da região sul do país.

É muito importante definir um público-alvo para que você possa definir produtos que serão realmente úteis para aquele grupo de pessoas que você pretende atender, e dessa forma obter sucesso em suas vendas. Também é importante para você definir em qual nicho de mercado irá atuar.

Persona: Já a persona é a personificação do seu cliente ideal, com características muito bem definidas. Voltando ao exemplo da confecção feminina: dentro do seu público-alvo alvo existem mulheres com as mais variadas características, mais jovens ou mais velhas, mais despojadas ou conservadoras, donas de casa ou que trabalham fora.

A persona possui características próprias, desenhadas após um trabalho de pesquisa detalhado, que irá apresentar características mais próximas das que uma cliente ideal teria, por exemplo: no caso da confecção a persona pode ser uma mulher de 30 anos, que trabalha fora e se preocupa muito com a aparência, e que presa por peças de roupas versáteis e confortáveis, pois passa o dia inteiro fora de casa, mas não abre mão de estar bem vestida e na moda.

Para a definição da persona, a pesquisa é muito mais profunda e vai muito além da que é realizada para a definição do público-alvo. Características pessoais são levadas em conta como: medos e desejos, desafios que enfrenta no dia a dia, relacionamento familiar e amizades.

Tudo isso é feito com a intenção de obter informações que ajudem a definir estratégias de marketing mais efetivas, e que falem diretamente com o perfil de cliente ideal.

Então a persona está dentro do público-alvo?

persona

Exatamente isso! A persona é a forma textual de uma parte do seu público-alvo. Seu público-alvo pode ser mulheres  entre 18 a 60 anos, que ganham entre 2 a 5 salários mínimos , que moram no sul do país, como utilizei no exemplo da confecção.

Mas sua persona será a Fátima, moradora de Santa Catarina, de 30 anos, recepcionista em uma clínica de estética e mãe de 2 filhos. Com quem fica mais fácil de falar? Com o perfil genérico do público-alvo ou com a Fátima com todas as suas particularidades?

Entenda que os dois são importantes, e não há como definir uma persona antes de definir muito bem um público-alvo! E fazer uma definição errada do seu público-alvo, põe em risco o sucesso da sua empresa, ao definir corretamente seu público-alvo e através dele estabelecer quem é sua persona, fica muito mais fácil trabalhar o seu marketing e até mesmo personaliza-lo de acordo com a persona. 

A personalização do Marketing

Vivemos em uma época em que quase tudo parece ser sempre produzido em larga escala, de forma genérica a atingir o maior número de pessoas possíveis. Com isso o tratamento que as empresas oferecem aos clientes parece muito pouco humanizado e individual.

Ao definir uma persona, sua empresa estará focando em personalização do marketing. Com isso fará com que aquela fatia de mercado se sinta especial e atendida em suas necessidades mais íntimas. Pessoas não são iguais, por isso não faz sentido tratarmos todos da mesma forma.

Veja aqui o passo a passo para definir a sua persona: 5 Passos para montar a sua persona

O marketing personalizado irá fazer com que seus clientes se sintam muito mais acolhidos e compreendidos por sua empresa, o resultados disso é a fidelização dos mesmos. Tratá-los de forma personalizada irá trazer mais humanização, seu cliente deixará de ser apenas um número e passará a ter uma identidade, um nome!

Quando você define um público exclusivo, fica muito mais fácil atender às suas necessidades. Com isso sua empresa fica muito mais próxima do cliente, oferecendo a você a oportunidade única de se conectar com eles e fideliza-los.

Espero que tenha gostado desse artigo e para continuar recebendo os meus conteúdos, cadastre-se na newsletter abaixo.

Para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *