Público-alvo e Persona - Quem são Eles e Como Utilizar nas Estratégias de Marketing

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Público-alvo e Persona - Quem são Eles e Como Utilizar nas Estratégias de Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 30 de setembro de 2016
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Você certamente já ouviu falar sobre público-alvo e persona, e o quanto eles são figuras essenciais na hora de elaborar uma estratégia de marketing, seja on-line ou off-line. Mas quem são de fato o público-alvo e a persona, há diferença entre eles, e quais são?

Hoje irei falar exatamente sobre isso, e sobre a grande importância deles para o marketing atual!

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Para que você possa entender melhor a diferença entre público-alvo e persona, vamos definir o que significa cada um deles:

Público-alvo: Quando falamos sobre o público-alvo, estamos nos referindo a um grande número de pessoas que podem vir a se interessar pelo seu produto. Para definirmos o público-alvo, levamos em conta algumas características: comportamento, hábitos, local onde mora e condições financeiras.

Pense no seguinte exemplo: Você tem uma confecção que produz roupas femininas, seu público-alvo alvo são mulheres de 18 a 60 anos, com renda entre 2 a 5 salários mínimos, da região sul do país.

É muito importante definir um público-alvo para que você possa definir produtos que serão realmente úteis para aquele grupo de pessoas que você pretende atender, e dessa forma obter sucesso em suas vendas. Também é importante para você definir em qual nicho de mercado irá atuar.

Persona: Já a persona é a personificação do seu cliente ideal, com características muito bem definidas. Voltando ao exemplo da confecção feminina: dentro do seu público-alvo alvo existem mulheres com as mais variadas características, mais jovens ou mais velhas, mais despojadas ou conservadoras, donas de casa ou que trabalham fora.

A persona possui características próprias, desenhadas após um trabalho de pesquisa detalhado, que irá apresentar características mais próximas das que uma cliente ideal teria, por exemplo: no caso da confecção a persona pode ser uma mulher de 30 anos, que trabalha fora e se preocupa muito com a aparência, e que presa por peças de roupas versáteis e confortáveis, pois passa o dia inteiro fora de casa, mas não abre mão de estar bem vestida e na moda.

Para a definição da persona, a pesquisa é muito mais profunda e vai muito além da que é realizada para a definição do público-alvo. Características pessoais são levadas em conta como: medos e desejos, desafios que enfrenta no dia a dia, relacionamento familiar e amizades.

Tudo isso é feito com a intenção de obter informações que ajudem a definir estratégias de marketing mais efetivas, e que falem diretamente com o perfil de cliente ideal.

Então a persona está dentro do público-alvo?

Exatamente isso! A persona é a forma textual de uma parte do seu público-alvo. Seu público-alvo pode ser mulheres  entre 18 a 60 anos, que ganham entre 2 a 5 salários mínimos , que moram no sul do país, como utilizei no exemplo da confecção.

Mas sua persona será a Fátima, moradora de Santa Catarina, de 30 anos, recepcionista em uma clínica de estética e mãe de 2 filhos. Com quem fica mais fácil de falar? Com o perfil genérico do público-alvo ou com a Fátima com todas as suas particularidades?

Entenda que os dois são importantes, e não há como definir uma persona antes de definir muito bem um público-alvo! E fazer uma definição errada do seu público-alvo, põe em risco o sucesso da sua empresa, ao definir corretamente seu público-alvo e através dele estabelecer quem é sua persona, fica muito mais fácil trabalhar o seu marketing e até mesmo personaliza-lo de acordo com a persona. 

A personalização do Marketing

Vivemos em uma época em que quase tudo parece ser sempre produzido em larga escala, de forma genérica a atingir o maior número de pessoas possíveis. Com isso o tratamento que as empresas oferecem aos clientes parece muito pouco humanizado e individual.

Ao definir uma persona, sua empresa estará focando em personalização do marketing. Com isso fará com que aquela fatia de mercado se sinta especial e atendida em suas necessidades mais íntimas. Pessoas não são iguais, por isso não faz sentido tratarmos todos da mesma forma.

Veja aqui o passo a passo para definir a sua persona: 5 Passos para montar a sua persona

O marketing personalizado irá fazer com que seus clientes se sintam muito mais acolhidos e compreendidos por sua empresa, o resultados disso é a fidelização dos mesmos. Tratá-los de forma personalizada irá trazer mais humanização, seu cliente deixará de ser apenas um número e passará a ter uma identidade, um nome!

Quando você define um público exclusivo, fica muito mais fácil atender às suas necessidades. Com isso sua empresa fica muito mais próxima do cliente, oferecendo a você a oportunidade única de se conectar com eles e fideliza-los.

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