O Que é Marketing de Conteúdo e a Influência Nas estratégias de Inbound Marketing

Atrair

O Que é Marketing de Conteúdo e a Influência Nas estratégias de Inbound Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 23 de março de 2016
Assine para receber toda semana na sua caixa de entrada

Mais do que uma newsletter, uma imersão no universo digital

o que é marketing de conteúdo

Durante um bom tempo, a única forma de se fazer publicidade era através de comandos imperativos destinados ao consumidor. Neste cenário, o marketing contava com uma única estratégia: valorizar a qualidade e os benefícios de produtos e serviços, para que então, o consumidor se sentisse atraído para a compra. Hoje, não importa se você é dono de um grande ou de um pequeno negócio, com a internet e o marketing de conteúdo, você não precisa mais pagar grandes quantias a uma agência de publicidade para chegar até o seu público alvo.

Foi a evolução da internet que fez esse cenário mudar drasticamente. Não apenas porque o consumidor passou a ser mais exigente e crítico, mas, principalmente, porque a rede permitiu o acesso de forma igual à pequenos e grandes negócios, aumentando a concorrência de diversos setores.

Se por um lado a internet abriu portas para muitos negócios, por outro, a forma de ganhar o consumidor mudou definitivamente. Hoje ninguém esta disposto a comprar qualidades e benefícios de forma passiva. É necessário conquistar, atrair e vender através de conteúdo. E foi justamente nesse cenário que o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing revolucionaram a forma de se promover produtos e serviços no mundo inteiro!

#1 – O que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que pretendem atrair, conquistar e fidelizar clientes através da geração de conteúdo. Com esse tipo de marketing, é necessário conhecer quem é o seu público alvo e o que ele deseja, para que então, se produza um conteúdo cativante e atrativo, capaz de atrair tráfego para o seu blog ou site e transformar esse tráfego em leads, isto é, um contato qualificado e interessado em seu produto ou serviço.

#2 – Marketing de conteúdo como estratégia do Inbound Marketing 

Marketing de Conteúdo é o principal pilar do Inbound Marketing, que nada mais é do que uma técnica de compartilhar conteúdo de qualidade direcionado ao seu público alvo. O Inbound Marketing visa ganhar o interesse dos consumidores, ao invés de comprá-los. Por isso, os imperativos de compra foram substituídos por muita informação útil e de interesse que leva o seu consumidor se sentir especial por, antes mesmo de comprar, sair ganhando através do conteúdo que você proporciona.

Inbound Marketing garante, através do conteúdo, que a mensagem atrelada ao seu produto ou serviço, chegue até o seu público alvo de forma personalizada, agindo como um imã para os clientes que de fato estão em busca do seu produto ou serviço.

A antiga forma de se fazer marketing, o chamado Outbound Marketing, é uma estratégia em declínio, pois hoje o consumidor está mais no controle da informação e pode avaliar aquilo que quer receber ou não. Além disso, o Inbound Marketing tornou-se uma opção mais rentável para a grande maioria dos negócios, já que custa 62% menos do que uma campanha de Outbound Marketing.

Para entender melhor a diferença entre Inbound Markeitng e Outbound Marketing, acesse aqui!

#3 – Estratégias vencedoras para você aplicar

estratégias de marketing de conteúdo

É preciso ter em mente que o conteúdo dialoga não apenas com o público alvo do seu negócio, mas também com áreas estratégicas dentro da sua empresa. Por isso, o conteúdo além de passar por uma etapa de produção, deve ser aprovado para que esteja alinhado com os objetivos principais do seu negócio. Algumas estratégias para isso são essenciais.

Construir a percepção da marca e autoridade no tema

Uma das principais estratégias de Marketing de Conteúdo é difundir conteúdo para que seus clientes e potenciais clientes se identifiquem com a sua marca, além de mostrar que você tem autoridade sobre aquilo que oferece. Por meio do conteúdo, você mostra a personalidade da sua empresa, gerando mais envolvimento, afinidade e identificação com sua marca e produtos e serviços.

Retenção e fidelização de clientes

Uma das grandes estratégias utilizadas pelo marketing de conteúdo é a retenção de clientes através do conteúdo. O objetivo dessa estratégia é deixar o cliente apaixonado e entretido pelo conteúdo que você proporciona. Além de newsletters e e-mail marketing, é possível promover eventos  através de webnários e hangouts.

Concluindo

A princípio esta estratégia pode parecer um pouco complicada ou até que não é para o seu negócio. Estou a 6 anos atuando especificamente na área de Marketing Digital e posso te afirmar com todo o meu conhecimento que o Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias da atualidade, para negócios de qualquer porte que querem atingir mais resultados ao menor custo por cliente.

 

Essas dicas foram úteis para você? Então deixe abaixo o seu comentário!

Abraços,

Karine Borges

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *