O Marketing de Conteúdo surgiu cumprindo uma missão muito importante: aproximar a sua marca do público-alvo e fazer com que eles o veja como autoridade no seu nicho. Porém, mais que isso, podemos usar o Marketing de Conteúdo para educar o cliente a comprar ou contratar um determinado serviço.
O Marketing de Conteúdo possibilita muitos resultados positivos, para tanto é preciso saber aplicá-lo de forma correta. Nesse artigo eu falo um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo e a Influência nas estratégias de Inbound Marketing. Se você quer aprender um pouco mais sobre a aplicação do Marketing de Conteúdo, não deixe de ler.
Abaixo irei falar um pouco sobre as técnicas de Marketing de Conteúdo, e como elas podem ajudar você a educar seu cliente a comprar seus produtos.
Estimule seu público a refletir
Um conteúdo precisa estimular o público a pensar para poder identificar suas próprias necessidades, e então enxergar no seu produto ou serviços a solução para aquilo que precisa.
O Marketing de Conteúdo além de oferecer artigos com relevância para o público, deve ajudá-lo a olhar para si mesmo e sentir que você possui meios para solucionar algumas questões, muitas vezes em relação a assuntos que ele se quer havia pensado antes de ter contato com aquele conteúdo.
Nosso dia a dia é tão corrido e o tempo tão curto, que podemos passar por situações e não sermos capazes de identificar soluções que possam facilitar nossa rotina. Ao se deparar com um conteúdo bem direcionado, podemos refletir e identificar necessidades. Quando isso ocorre, aquele que identificou a necessidade, passa a ter grande importância.
Transmita segurança ao seu público-alvo
Conquistar a confiança do seu público-alvo é um trabalho árduo, porém de imensa necessidade. Essa conquista pode demorar um tempo, e deve ser realizada de forma gradual.
Assim como ocorre nas relações entre pessoas, a confiança em uma marca não ocorre de um dia para o outro, é preciso um certo tempo de contato para que possamos conhecer e sentir empatia. E nessa etapa de conhecimento o Marketing de Conteúdo tem um papel fundamental.
É através de um Marketing de Conteúdo de qualidade e bem direcionado, que sua marca poderá mostrar a que veio, e conquistar a confiança do seu público. Usar uma comunicação adequada e linguagem acessível ao público-alvo é importante. Seu público precisa se sentir em casa ao ver qualquer material relacionado à sua marca.
Entende o que é valor para o seu público-alvo
O seu público tem desejos, necessidades e até mesmo algumas características semelhantes, porém algo pode diferenciar e segmentar seu público-alvo, o VALOR.
Ao adquirir um produto, o cliente está comprando muito mais que um objeto ou serviço, ele está levando para casa a solução de um problema ou a realização de um desejo.
O consumidor pode enxergar seu produto de formas diferentes quando o assunto é valor:
- Para algumas pessoas, valor significa preço baixo – foco no preço.
- Para outras, o que vale é a qualidade daquilo que comprou – foco na qualidade
- Já em alguns casos, o valor está focado entre a troca daquilo que ofereceu e a qualidade do que obteve.
- Outros, pensam no conjunto, considerando os benefícios que recebe, versus o esforço para adquirir o produto.
É preciso se atentar a estas pequenas diferenças de comportamento dentro do seu público-alvo, e suprir as necessidades de cada um deles.
Trabalhe o engajamento
Fazer com que o seu público fique engajado leva algum tempo de trabalho, e alguns pontos precisam ser ressaltados:
- Frequência: é preciso ser constante, nada adianta você oferecer um conteúdo maravilhoso numa semana e na outra simplesmente desaparecer. As pessoas gostam de constância, por isso planeje-se e crie um calendário de publicações.
- Interação : permita que seu público fale diretamente com você. Trabalhe com diálogos e não monólogos. A troca é importante tanto para você obter informações preciosas sobre seu público, quanto para gerar o sentimento de segurança e acolhimento para ele.
Para educar seu cliente a comprar de você, primeiramente terá que conquistar a confiança dele. Ele precisa estar convencido de que você é a melhor opção, e para isso precisa ter boas referências sobre sua marca.
“Pergunte a si mesmo se seus assinantes e seguidores sentiriam sua falta se você parasse de postar. Se a resposta a essa pergunta for não, você é um spammer.”
Como você tem trabalhado com o seu cliente para que ele sempre opte por você? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
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