Marketing de Conteúdo: Eduque o Seu Cliente a Comprar de Você

O Marketing de Conteúdo surgiu cumprindo uma missão muito importante: aproximar a sua marca do público-alvo e fazer com que eles o veja como autoridade no seu nicho. Porém, mais que isso, podemos usar o Marketing de Conteúdo para educar o cliente a comprar ou contratar um determinado serviço.

O Marketing de Conteúdo possibilita muitos resultados positivos, para tanto é preciso saber aplicá-lo de forma correta. Nesse artigo eu falo um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo e a Influência nas estratégias de Inbound Marketing. Se você quer aprender um pouco mais sobre a aplicação do Marketing de Conteúdo, não deixe de ler.

Abaixo irei falar um pouco sobre as técnicas de Marketing de Conteúdo, e como elas podem ajudar você a educar seu cliente a comprar seus produtos.

Estimule seu público a refletir

Um conteúdo precisa estimular o público a pensar para poder identificar suas próprias necessidades, e então enxergar no seu produto ou serviços a solução para aquilo que precisa.

O Marketing de Conteúdo além de oferecer artigos com relevância para o público, deve ajudá-lo a olhar para si mesmo e sentir que você possui meios para solucionar algumas questões, muitas vezes em relação a assuntos que ele se quer havia pensado antes de ter contato com aquele conteúdo.

Nosso dia a dia é tão corrido e o tempo tão curto, que podemos passar por situações e não sermos capazes de identificar soluções que possam facilitar nossa rotina. Ao se deparar com um conteúdo bem direcionado, podemos refletir e identificar necessidades. Quando isso ocorre, aquele que identificou a necessidade, passa a ter grande importância.

Transmita segurança ao seu público-alvo

marketing de conteúdo

Conquistar a confiança do seu público-alvo é um trabalho árduo, porém de imensa necessidade. Essa conquista pode demorar um tempo, e deve ser realizada de forma gradual.

Assim como ocorre nas relações entre pessoas, a confiança em uma marca não ocorre de um dia para o outro, é preciso um certo tempo de contato para que possamos conhecer e sentir empatia. E nessa etapa de conhecimento o Marketing de Conteúdo tem um papel fundamental.

É através de um Marketing de Conteúdo de qualidade e bem direcionado, que sua marca poderá mostrar a que veio, e conquistar a confiança do seu público. Usar uma comunicação adequada e linguagem acessível ao público-alvo é importante. Seu público precisa se sentir em casa ao ver qualquer material relacionado à sua marca.

Algumas técnicas simples na hora da elaboração do Marketing de Conteúdo, fazem toda diferença. Pensando nisso, criei o eBook – 4 Passos Para a Sua Empresa Ter um Blog de Sucesso – que irá lhe auxiliar na hora da criação do seu blog e artigos.

ebook_blog para negócios

Entende o que é valor para o seu público-alvo

O seu público tem desejos, necessidades e até mesmo algumas características semelhantes, porém algo pode diferenciar e segmentar seu público-alvo, o VALOR.

Ao adquirir um produto, o cliente está comprando muito mais que um objeto ou serviço, ele está levando para casa a solução de um problema ou a realização de um desejo.

O consumidor pode enxergar seu produto de formas diferentes quando o assunto é valor:

  • Para algumas pessoas, valor significa preço baixo – foco no preço.
  • Para outras, o que vale é a qualidade daquilo que comprou – foco na qualidade
  • Já em alguns casos, o valor está focado entre a troca daquilo que ofereceu e a qualidade do que obteve.
  • Outros, pensam no conjunto, considerando os benefícios que recebe, versus o esforço para adquirir o produto.

É preciso se atentar a estas pequenas diferenças de comportamento dentro do seu público-alvo, e suprir as necessidades de cada um deles.

Trabalhe o engajamento

marketing de conteúdo

Fazer com que o seu público fique  engajado leva  algum tempo de trabalho, e alguns pontos precisam ser ressaltados:

  • Frequência: é preciso ser constante, nada adianta você oferecer um conteúdo maravilhoso numa semana e na outra simplesmente desaparecer. As pessoas gostam de constância, por isso planeje-se e crie um calendário de publicações.
  • Interação : permita que seu público fale diretamente com você. Trabalhe com diálogos e não monólogos. A troca é importante tanto para você obter informações preciosas sobre seu público, quanto para gerar o sentimento de segurança e acolhimento para ele.

Para educar seu cliente a comprar de você, primeiramente terá que conquistar a confiança dele. Ele precisa estar convencido de que você é a melhor opção, e para isso precisa ter boas referências sobre sua marca.

“Pergunte a si mesmo se seus assinantes e seguidores sentiriam sua falta se você parasse de postar. Se a resposta a essa pergunta for não, você é um spammer.”

Como você tem trabalhado com o seu cliente para que ele sempre opte por você? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Forte abraço.

Karine Borges

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *