Marketing de Conteúdo: Conheça a Estratégia Multicanal

Atrair

Marketing de Conteúdo: Conheça a Estratégia Multicanal

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 22 de fevereiro de 2016
Assine para receber toda semana na sua caixa de entrada

Mais do que uma newsletter, uma imersão no universo digital

Recentemente falamos sobre a relação do Inbound Marketing e a estratégia de Criação de Conteúdo de qualidade para uma empresa. Agora, falarei um pouco mais sobre a criação de conteúdo de qualidade, focando em um dos grandes diferenciais de uma boa estratégia: o uso de diferentes canais.

Uma estratégia multicanal pode não apenas ampliar o alcance do seu conteúdo, mas também torná-lo mais completo e aumentar suas chances de conversão.

 

iStock_000056543842_Large

Criando Conteúdo de Qualidade

Muita gente pensa que, para fazer marketing de conteúdo, basta acrescentar um blog corporativo à sua estratégia digital. Mas a verdade é que vai muito além disso, e que existem muitos outros recursos capazes de enriquecer e tornar a estratégia mais assertiva.

Uma pesquisa feita pelo Hubspot sobre as ações de Inbound Marketing no Brasil apontou que as prioridades para os projetos das empresas brasileiras são:

  • 20% priorizam a criação de conteúdo para o blog da empresa;
  • 18% apostam em SEO;
  • 16% criam conteúdo visual e outros 16% distribuem conteúdo em redes sociais;
  • 11% focam em ferramentas online;
  • 10% distribuem e criação de vídeos;
  • 8% realizam webinars;
  • 3% adotam a automação de marketing.

Estes dados nos mostram que as empresas já entendem a importância de apostar em conteúdo, mas acabam focando no básico na hora de colocar isso em prática. No entanto, existe um universo de possibilidades a ser explorado nas estratégias digitais de conteúdo.

Não se deve criar conteúdo por criar. É preciso ter uma estratégia bem definida baseada em buyer personas, na jornada de compra dos consumidores, no DNA da marca e nos objetivos da empresa. Essa estratégia deve contemplar diferentes canais e é sobre isso que falaremos a seguir.

Como Funciona a Estratégia Multicanal

Uma estratégia multicanal nada mais é do que uma estratégia que contempla diferentes canais na hora de criar e distribuir conteúdo. Mas atenção: uma verdadeira estratégia multicanal deve contar com a criação de conteúdo específico para cada canal e não na replicação de um mesmo conteúdo por diferentes canais.

Uma estratégia multicanal bem feita pode combinar posts em blog, criação de e-books, produção de webinars, aplicativos para celular e até mesmo envio de SMSs e ligações telefônicas.

Vantagens de Apostar no Multicanal

Uma estratégia multicanal oferece muitas vantagens, como por exemplo:

  • Aumento do público alcançado, já que você não irá apostar em apenas um canal;
  • Oferecimento de uma experiência mais completa para o seu público-alvo, que terá contato com a marca de diferentes formas;
  • Exploração de um número maior de recursos como áudio, vídeo, imagens, textos, etc;
  • Geração de melhores resultados, já que a estratégia se torna mais completa e eficiente.

Enfim, existem muitas razões pelas quais a sua empresa deve apostar no marketing de conteúdo e explorar diferentes canais para isso. Mas lembre-se de que isso deve fazer parte de uma estratégia bem planejada e executada em todas as etapas e nos multicanais.

Sua empresa já aposta em diferentes canais para a produção de conteúdo? Conhece algum bom exemplo de estratégia multicanal? Compartilhe nos comentários.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe para que essas informações chegue a muitas outras pessoas.

Abraço e até mais.

Karine Borges

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *