Marketing da Permissão: Encante e Fidelize Seus Clientes

Antes mesmo de o termo Inbound Marketing começar a virar moda, já se falava no Marketing de Permissão. Nesse post, vou explicar melhor para você o que é o marketing de permissão e como você pode utilizá-lo para fidelizar e encantar seus clientes.

O que é Marketing de Permissão?

marketing da permissão

O termo Marketing de Permissão foi criado em 1999, por Seth Godin, em seu livro intitulado “Marketing de Permissão: transformando desconhecidos em amigos e amigos em clientes”. Marketing de Permissão nada mais é do que quando você pede (e obtém) permissão de seus clientes para enviar conteúdo de sua marca para eles.

Segundo o livro de Godin, no mundo atual, as pessoas tem cada vez menos tempo e mais informação disponíveis, o que torna o marketing de interrupção (o tradicional, aquele onde o consumidor é abordado, ou melhor, impactado com a venda diretamente) um problema. Isso faz com que as empresas gastem cada vez mais em marketing, para obter cada vez menos resultado.

Já no marketing de permissão você está enviando informações que o seu público espera, de uma forma direcionada, especialmente para ele e dentro de seus interesses. Assim, as ações de marketing de permissão se mostram mais relevantes e eficazes, fazendo com que se atinjam melhores resultados com gastos menores do que o marketing tradicional.

O que eu quero dizer é que, quando utilizamos do Marketing da Permissão, que nada mais é do que pedir permissão para relacionar-se com o prospect, como método para se alcançar o resultado esperado, seja ele a venda ou a prospecção da marca, as chances de se conseguir atingir este objetivo é muito maior, do que a feita pelos métodos tradicionais.

Por Que Encantar Meus Clientes?

porque encantar os clientes

Dentro da metodologia de Inbound Marketing, o trabalho não se encerra quando você finalmente fecha negócio com o consumidor. Ele deve se estender durante a relação entre a empresa e o cliente, de forma a encantá-lo, fazer com que ele siga na sua carteira de clientes e até mesmo que possa lhe ajudar a atrair novos clientes.

Como Encantar Meus Clientes Com o Marketing de Permissão?

marketing da permissão

Quando você encanta seus clientes através do marketing de permissão, você não apenas está prolongando a sua relação com esse cliente, como também está criando uma relação mais interativa com ele, que pode levá-lo não apenas a continuar consumindo seus produtos e serviços, mas a aumentar o seu consumo. Assim, mais do que clientes fiéis, você cria também amigos e defensores da sua marca.

Ao invés de conseguir mais clientes, você irá conseguir mais de cada cliente. É preciso que você crie uma relação com eles por meio do envio de conteúdo que possa levá-lo a obter o melhor dos produtos ou serviços que eles já contrataram, melhorando a experiência deles com a sua marca.

Por exemplo, se você tem uma empresa que vende materiais de jardinagem, você pode continuar encaminhando para seus clientes conteúdos sobre como cuidar do jardim nas diferentes estações, o que plantar em cada mês, novas tendências de paisagismo, etc.

Vale lembrar que quando falamos de marketing de permissão não estamos falando do envio de spam, mas da produção de conteúdo (blog, ebook, whitepaper, infográficos e muitos outros) específico e relevante para seus diferentes grupos de clientes. Isso deve ser feito de forma inteligente e estratégica, sempre aliado às demais ações de Inbound Marketing.

Concluindo

  1. As pessoas estão em busca de conhecimento, informações com que façam que elas entendam melhor as suas necessidades, ou ainda, que despertem necessidades que elas nem sabem que têm ou existem;
  2. Marketing da Permissão é um método que permite as empresas se relacionarem com o seus prospects através da permissão de envio de conteúdo relevante;
  3. O Markeitng da Permissão é uma excelente estratégia para se alcançar o resultado esperado;
  4. O Marketing da Permissão tem como objetivo, encantar;
  5. Através deste método, ao invés de conseguir mais clientes, a empresa irá conseguir mais de cada cliente.

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Forte abraço.

Karine Borges

 

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