Entenda afinal o que é Inbound Marketing, e saiba tudo o que ele pode fazer por sua empresa!
O Marketing da atração
O que é melhor: entrar sem ser convidado ou receber o convite e só então entrar na casa de alguém? Certamente você respondeu que prefere receber um convite antes de entrar. Este é o principal papel do Inbound Marketing, atrair pessoas a ponto delas desejarem te conhecer melhor.
Inbound Marketing o Encantador de Pessoas
O Inbound Marketing utiliza ferramentas com a intenção de atrair e ao final encantar pessoas. Porém entre o ATRAIR e o ENCANTAR há um caminho a ser percorrido, e neste caminho o Inbound Marketing precisa ser implantado de forma correta.
Um público encantado, interessado e amigo da sua marca, é o resultado de uma ótima campanha de Inbound Marketing!
Seu Público-alvo de Portas Abertas para Você
Não é só sua empresa que precisa estar de portas abertas para o público, o público precisa abrir as portas de casa para você. Sim, você deve ser visto como aquele amigo bem vindo e desejado. Aquela visita agradável que sempre traz uma novidade e uma solução.
As Etapas do Inbound Marketing
A metodologia de Inbound Marketing é formada por uma sequência lógica de etapas fundamentais: atrair, converter, vender e encantar. A seguir irei explicar como cada uma funciona:
- Atrair: Seja interessante, e ofereça conhecimento para o seu público-alvo. Aqui você terá um grande público (visitantes) com sede de informação e você será a água! A informação será oferecida a um grande número de pessoas, para que todos tenham a chance de te conhecer. Táticas para atrair visitantes: busca orgânica (SEO), links patrocinados, redes sociais.
- Converter: Você já matou a sede de conhecimento, agora é hora de conhecer seu público. Quem realmente tem sede da SUA informação, quem poderá ter sede no futuro? Algumas ações serão capazes de avaliar isso, e com os resultados você terá informações preciosas para continuar sua tarefa de encantar pessoas. Aqui você já converteu seu público em leads! Táticas para conversão: landing pages, ofertas relevantes, CRO.
- Relacionar: Nenhuma amizade se fortalece se não houver diálogo e confiança. Para se aproximar ainda mais do seu público e estreitar o elo que foi criado, nada mais prudente neste momento do que realizar ações personalizadas e que o seu público se sinta amparado. Táticas para qualificação dos leads: e-mail marketing, automação de marketing, nutrição de leads.
- Vender: Vocês já são praticamente amigos íntimos! Seu público confia e já convidou você para entrar em casa. É hora de mostrar que você realmente é uma visita agradável e muito prestativa também! Quando estamos com quem gostamos, não queremos que essa pessoa se vá, este é o sentimento que o público terá em relação a você. E acredite, ele estará disposto a pagar um preço por isso! Táticas para fechar vendas: alinhe equipe de marketing e vendas (inbound sales), qualificação de leads para vender seu produto às pessoas certas (lead scoring), CRM.
- Analisar: Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é poder mensurar os resultados e comprovar o retorno do seu investimento. este é o momento de analisar cada etapa, verificar os gargalos e otimizar a sua máquina de vendas. Táticas para análise de resultados: web analytics, RD Station.
- Encantar: Visitas agradáveis são sempre bem vindas, e nosso desejo é de que ela nunca se vá. É exatamente desta forma que seus clientes devem se sentir em relação à você, este é o resultado de uma campanha de Inbound Marketing. E ao final, você ainda será capaz de surpreender e encantar o seu cliente, mostrando sua permanente disposição em ajudar. Aqui você precisa tratar seu cliente como rei e oferecer para ele mais do que uma marca que produz conteúdo, mas uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte. Como fazer isso? Investindo em conteúdo que alimentem claramente o seu propósito. Táticas para encantar o seu cliente: monitoramento de mídias sociais, pesquisa de satisfação, e-mail marketing, blog.
O que vai acontecer com minha empresa se eu aplicar o Inbound Marketing?
Ao implantar o Inbound Marketing na sua empresa, você ganhará maior notoriedade na internet, gerando maior visibilidade aos seus negócios.
Sua empresa terá um aumento significativo no ROI (retorno sobre o investimento).
Cerca de 74% das empresas que implantaram o Inbound Marketing obtiveram um aumento do seu ROI, e este aumento geralmente é impulsionado pelo o aumento nas vendas.
Com a implantação do Inbound Marketing, sua marca passará a ser mais acessível e mais íntima do seu público-alvo.
Pesquisas afirmam que cerca de 60% do público criam maior empatia com a marca, após consumir um conteúdo da mesma.
O Inbound Marketing trabalha o relacionamento entre sua marca e o público, e com isso proporciona um conhecimento mais profundo sobre quem é, e o que realmente o seu público-alvo precisa.
Afinal, por que fazer o Inbound Marketing?
Você certamente deseja o sucesso do seu negócio, e para alcançá-lo implantou o marketing na sua empresa, e possivelmente até já tenha uma equipe, ou responsável por ele. Então por que fazer o Inbound Marketing se já trabalha com o Marketing tradicional?
Simples, o comportamento do público mudou, eles não são mais meros expectadores passivos, que ficam ansiosamente aguardando as novidades.
Estamos diante de uma grande transformação na forma de fazer negócios, e se sua empresa não se atualizar e se adequar às exigências desse novo perfil, corre o sério risco de você ver seu desempenho cair.
Os avanços tecnológicos trouxeram grandes mudanças no comportamento humano, e a forma de consumir também foi afetada, estar consciente dessas mudanças e trabalhar de acordo com elas é a única forma de sobreviver no mercado atual.
O Marketing Digital da sua empresa está gerando resultados reais?
Agende uma avaliação e descubra se a sua empresa está usando a internet e os hábitos de consumo a seu favor e entenda quais são os gargalos que estão impedido a sua empresa de crescer.