Inbound Marketing

Entenda afinal o que é Ibound Marketing, e saiba tudo o que ele pode fazer por sua empresa!

MARKEITNG DA ATRAÇÃO

O Marketing da atração

O que é melhor: entrar sem ser convidado ou receber o convite e só então entrar na casa de alguém? Certamente você respondeu que prefere receber um convite antes de entrar. Este é o principal papel do Inbound Marketing, atrair pessoas a ponto delas desejarem te conhecer melhor.

Inbound Marketing o Encantador de Pessoas 

O Inbound Marketing utiliza ferramentas com a intenção de atrair e ao final encantar pessoas. Porém entre  o ATRAIR  e o ENCANTAR há um caminho a ser percorrido, e neste caminho o Inbound Marketing precisa ser implantado de forma correta.

Um público encantado, interessado e amigo da sua marca, é o resultado de uma ótima campanha de Inbound Marketing!

Seu Público-alvo de Portas Abertas para Você

Não é só sua empresa que precisa estar de portas abertas para o público, o público precisa abrir as portas de casa para você. Sim, você deve ser visto como aquele amigo bem vindo e desejado. Aquela visita agradável que sempre traz uma novidade e uma solução.

inbound marketing

A idéia por trás do Inbound Marketing, é em vez da empresa ir atrás do cliente utilizando de técnicas invasivas de marketing, fazer com que o cliente voluntariamente encontre-a por meio de mecanismos de busca, redes sociais.

No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Nos tempos atuais, em que as pessoas estão em busca de informações que ajudem-nas a resolver problemas, a tirar dúvidas, a estratégia de Inbound Marketing se encaixa perfeitamente.

Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo. (Segundo a HubSpot “criadora” do conceito de Inbound)

Mas para mim, a explicação mais completa sobre o que é o inbound marketing é: uma metodologia que abrange tudo que uma empresa deve fazer para converter visitantes desconhecidos em clientes e, em seguida, divulgadores da sua marca.

As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia de Inbound Marketing é formada por uma sequência lógica de 5 etapas fundamentais: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Estas etapas são estruturadas a partir de um funil de marketing (ou vendas):

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Atrair: Seja interessante, e ofereça soluções para o seu público-alvo. Aqui você terá um grande público (visitantes) com sede de informação e você será a água! A informação será oferecida a um grande número de pessoas, para que todos tenham a chance de te conhecer. Táticas para atrair visitantes: busca orgânica (SEO), links patrocinados, redes sociais.

Converter: Você já matou a sede de conhecimento, agora é hora de conhecer seu público. Quem realmente tem sede da SUA informação, quem poderá ter sede no futuro? Algumas ações serão capazes de avaliar isso, e com os resultados você terá informações preciosas para continuar sua tarefa de encantar pessoas.  Aqui você já converteu seu público em leads! Táticas para conversão: landing pages, ofertas relevantes, CRO.

Relacionar: Táticas para relacionamento: nutrição de leads, e-mail marketing, automação de marketing.

Vender: Vocês já são praticamente amigos íntimos! Seu público confia e já convidou você para entrar em casa. É hora de mostrar que você realmente é uma visita agradável e muito prestativa também! Quando estamos com quem gostamos, não queremos que essa pessoa se vá, este é o sentimento que o público terá em relação a você. E acredite, ele estará disposto a pagar um preço por isso! Táticas para fechar vendas: alinhe equipe de marketing e vendas (inbound sales), qualificação de leads para vender seu produto às pessoas certas (lead scoring), CRM.

Analisar: Um dos grandes diferenciais do Markeitng Digital é poder mensurar os resultados e comprovar o retorno do seu investimento. este é o momento de analisar cada etapa, verificar os gargalos e otimizar a sua máquina de vendas. Táticas para análise de resultados: web analytics, RD Station.

Visitas agradáveis são sempre bem vindas, e nosso desejo é de que ela nunca se vá. É exatamente desta forma que seus clientes devem se sentir em relação à você, este é o resultado de uma  campanha de Inbound Marketing. E ao final, você ainda será capaz de surpreender e encantar o seu cliente, mostrando sua permanente disposição em ajudar.

Aqui você precisa tratar seu cliente como rei e oferecer para ele mais do que uma marca que produz conteúdo, mas uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte.

Como fazer isso? Investindo em conteúdo que alimentem claramente o seu propósito.

Quais resultados devo esperar de uma consultoria de Inbound Marketing?

Agora que você já entendeu o que é o Inbound Marketing, deve estar se perguntando quais são os resultados reais que uma consultoria de Inbound pode trazer para a sua empresa.

Ao contratar uma consultoria de Inbound Marketing, você estará tendo acesso a  um profissional capaz de realizar um raio-x da sua empresa, e através do levantamento de um diagnóstico, elaborar estratégias que terão como objetivo gerar leads, aumentar as vendas e cativar clientes.

O Inbound Marketing fará com que sua presença na internet gere leads, e estes leads que são formados por pessoas interessadas em seu produto, se tornem clientes.

A média de aumento nas vendas é de 40% no período médio de 7 meses, após a implantação do Inbound Marketing.

consultoria de inbound marketing

O que vai acontecer com minha empresa se eu aplicar o Inbound Marketing?

Ao implantar o Inbound Marketing na sua empresa, você ganhará maior notoriedade na internet, gerando maior visibilidade aos seus negócios. Você sabia que 90% das compras tem início na internet? As pessoas criaram o costume de pesquisar na internet antes de efetivar compras, mesmo quando pretendem realizá-las em lojas físicas.

Sua empresa terá um aumento significativo no ROI (retorno sobre o investimento). Pesquisas afirmam que, 74%  das empresas que implantaram o Inbound Marketing obtiveram um aumento do seu ROI, e este aumento geralmente é impulsionado pelo o aumento nas vendas.

Com a implantação do Inbound Marketing, sua marca passará a ser mais acessível e mais íntima do seu público-alvo. Pesquisas afirmam que cerca de 60% do público criam maior empatia com a marca, após consumir um conteúdo da mesma. O Inbound Marketing trabalha o relacionamento entre sua marca e o público, e com isso proporciona um conhecimento mais profundo sobre quem é, e o que realmente o seu público-alvo precisa.

Afinal, por que fazer o Inbound Marketing?

Você certamente deseja o sucesso do seu negócio, e para alcançá-lo implantou o marketing de sua empresa, e possivelmente até já tenha uma equipe responsável por ele. Então por que fazer o Inbound Marketing se já trabalha com o Marketing tradicional?

Simples, o comportamento do público mudou, eles não são mais meros expectadores passivos, que ficam ansiosamente aguardando as novidades.

Estamos diante de uma grande transformação na forma de fazer negócios, e se sua empresa não se atualizar e se adequar às exigências desse novo perfil, corre-se o sério risco de você ver seu desempenho cair.

Os avanços tecnológicos trouxeram grandes mudanças no comportamento humano, e a forma de consumir também foi afetada, estar consciente dessas mudanças e trabalhar de acordo com elas é a única forma de sobreviver no mercado atual. Este é o motivo pelo qual grandes empresas passaram a adotar o Inbound Marketing!


O Inbound Marketing é para todo tipo de empresa.

E para provar isso preparei um guia com uma sequência de e-mails que irá ajudar a sua empresa a obter resultado com o Marketing Digital.