Dicas de SEO e algumas ferramentas gratuitas para o seu e-commerce

SEO nada mais é que Search Engine Optimization, em outras palavras, otimização de site nos buscadores. Diferentemente dos Links Patrocinados que, com o pagamento, ajudam o seu site a ficar bem posicionado a curto prazo, o SEO posiciona a sua loja virtual a longo prazo.

Para isso, tudo deve ser muito bem planejado e executado de forma correta para manter seu conteúdo sempre à frente nos principais buscadores como Google e Bing, por exemplo.

Vejamos algumas dicas para garantir um bom posicionamento online e algumas ferramentas gratuitas que irão ajuda-lo(a) nesse processo.

Escolhendo o domínio

Seu negócio já está funcionando bem, mas ao chegar ao mundo virtual você ainda fica um pouco perdido. É importante saber que para o SEO funcionar bem as palavras-chave são muito importantes.

Seu domínio (http://www.seusite.com.br) é o seu endereço online, portanto é interessante ter palavras-chave nele. Pensar nas infinitas possibilidades de como pode ser o seu domínio é uma saída. Porém o Google pode dar uma mãozinha com o Planejador de Palavras-Chave.

Lá, é possível avaliar quais as palavras mais procuradas de acordo com o seu negócio. Não deixe essa ferramenta de lado.

Estrutura e Plataforma

Com o domínio estabelecido é hora de pensar na estrutura do seu site. Cada seção e divisão de categorias menores devem também estar pensadas de acordo com as palavras-chave.

Escolher uma plataforma para trabalhar também é interessante no momento de otimizar o seu e-commerce. Algumas plataformas podem ajudá-lo nesse processo, outras, infelizmente, ainda ignoram este passo.

 Descrição

Todo texto que está em sua loja virtual é de extrema importância para o SEO. Pensar na descrição de cada produto detalhadamente não é mera vaidade. Utilizar uma descrição enviada pelo fornecedor pode gerar conteúdo duplicado nos buscadores e isso não é nada bom para o seu negócio.

Aliás, evite repetir sempre a mesma coisa. É preferível dizer o mesmo com outras palavras. A ferramenta do ponto 01 ainda pode ajudá-lo nesse processo. Por exemplo, se sua loja vende roupas de marcas conhecidas é preferível colocar a peça de roupa e a marca ao nome do modelo.

Dessa forma, é possível atrair pessoas que estão procurando pela peça ou pela marca.

 Imagens

O ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” não funciona nesse caso. Ainda não, pelo menos. Para os buscadores, as palavras são fundamentais.

Todas as imagens que forem colocar em seu site, não se esqueça de trabalhar algumas tags, por exemplo Alt Text (texto que aparece quando o mouse descansa sobre a imagem), legenda (descrever as suas fotos irá ajudar caso a imagem não abra) e o nome do arquivo (um arquivo de nome “camisapoloverde.jpg” é muito melhor que um arquivo que se chame “DSC_05423.jpg”). Também é importante que a imagem não seja pesada.

 BreadCrumb

A tradução literal seria “migalhas de pão”, mas na verdade é o caminho que o usuário irá percorrer desde o momento que entra no site. Se os pontos acima estão corretos, esta etapa não será difícil.

Aqui o que vale é que o cliente não se perca e saiba por onde está navegando. Se trouxermos a comparação para o mundo real, seria como se ele soubesse exatamente em que seção da loja ele se encontra e onde pode encontrar os produtos.

 Texto e links

Sair do lugar do comum, do óbvio, pensar fora da caixa é o melhor a ser feito. Ao criar links para que as pessoas entrem em sua loja virtual, evite o famoso “Clique aqui”, tão usado. Seja criativo. Seja diferente.

Criar links internos, para que o cliente não saia da sua página, também é muito importante. O tempo que um usuário passa em seu site pode transformá-lo em cliente.

 Títulos, metatags e leitura em buscadores

É importante que cada título de seu site seja único e de relevância com o produto vendido. Saber como usar as metatags (Title e Description) também é crucial. Essas duas tags não são visualizadas pelo usuário, mas pelos buscadores. O que aumenta ainda mais sua importância para o posicionamento online.

E nunca, em hipótese alguma, utilize Flash para a construção total de um site. Além de estar ultrapassado, já que muitos smartphones não tem suporte, ele prejudica todo o SEO da sua loja virtual.

Outras ferramentas gratuitas que podem ajudar no SEO         

Google Webmaster Tools: ajuda no momento da criação do seu e-commerce, mostrando as palavras-chave que devem ser usadas para uma melhor indexação do seu site.

Open Site Explorer: realiza o processo contrário. Mostra quais são os sites que estão linkando o seu e-commerce.

SEO Monitor: para saber como estão as palavras-chave que tm usado para posicionar o seu site. Com ele também é possível fazer análise da concorrência.
Não perca mais tempo e comece a melhorar o SEO da sua loja virtual. Pra que esperar mais?