mbora os e-mails tenham sido uma das primeiras formas de comunicação na internet, eles ainda são muito utilizados. Da mesma forma, no marketing digital, o e-mail marketing foi um dos pioneiros e ainda hoje é adotado com sucesso por muitas empresas. O motivo do e-mail marketing ainda fazer sucesso é que hoje eles são feitos de forma mais inteligente, dentro de uma estratégia mais ampla.
Nesse post, darei algumas dicas de como a sua estratégia de e-mail marketing pode se tornar mais eficaz por meio da automação de marketing.
5 Dicas para melhorar a sua estratégia de e-mail marketing
#1 – Aposte na segmentação
Segmentação é a palavra-chave para uma boa estratégia de e-mail marketing. Você não pode encaminhar os mesmos e-mails para prospects e clientes, por exemplo. E mesmo entre os prospects, o ideal é que você segmente-os conforme seu estágio na jornada de compra. Já os clientes também devem ser divididos em grupos menores, de acordo com os produtos que compram, periodicidade e perfil de compra, etc.
Além destas segmentações, existem muitas outras que você pode fazer: por perfil do público (gênero, idade, estado civil…), por localização geográfica, etc. Quanto mais e melhor você segmentar o seu público, mais assertiva será a sua comunicação.
#2 – Crie personas
Para cada lista que você criar, o ideal é que você crie também uma persona, que represente o perfil dos contatos que estão naquela lista. Tendo personas bem definidas, você deve adequar seus e-mails para elas, adotando a linguagem e a mensagem ideais para cada perfil.
Neste vídeo eu explico como criar a persona:
#3 – Envie conteúdo relevante e atrativo
De nada adianta ter uma segmentação criteriosa e personas bem detalhadas se você enviar sempre os mesmos e-mails. É preciso que estes e-mails tenham conteúdo relevante e atrativo para os seus contatos.
Isso não necessariamente precisa ser um post, uma newsletter, um e-book ou outra forma de marketing de conteúdo. Pode ser também uma promoção, um cupom de desconto, um vale frete grátis, etc.
O importante é estar sempre ativando seus clientes e prospects com e-mails que realmente tenham apelo para eles. Dessa maneira você mantem uma boa taxa de abertura, diminui os cancelamentos de inscrição e, principalmente, consegue bons resultados.
#4 – Utilize um bom serviço de automação de marketing
Escolher uma boa ferramenta é fundamental para a sua estratégia de e-mail marketing. Antes de fechar negócio, certifique-se de que ela atenda às suas necessidades, permita realizar as segmentações que você deseja e forneça os relatórios necessários para que você possa mensurar seu sucesso.
Eu utilizo e recomento o RD Station, uma ótima plataforma para envio de e-mails e automação de marketing digital.
Você pode também gostar desse conteúdo: 7 Melhores Práticas de Automação de Marketing
#5 – Envie seus e-mails no tempo certo
Envie e-mails com frequência, mas não se torne chato e nem lote as caixas de entrada dos seus clientes e prospects. O ideal é ter bom senso.
Além disso, analise os seus relatórios e veja as datas e horários que tem os melhores resultados para os seus públicos. Sabendo qual o seu “horário nobre” você pode definir quando enviar seus e-mails.
Concluindo
Como você deve ter percebido, o sucesso dos seu e-mail marketing é, antes de mais nada, uma questão de estratégia. Planejando bem as suas ações, seguindo as dicas que acabei de dar e contando com uma ferramenta de qualidade, os bons resultados com certeza chegarão para você.
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Abraços,
Karine Borges
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