Como fazer um planejamento de marketing digital? Confira em 7 passos.

Planejamento de marketing digital

Como fazer um planejamento de marketing digital? Confira em 7 passos.

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 29 de janeiro de 2016
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Para que as ações de marketing de uma empresa sejam efetivas e ofereçam resultados consistentes, duas coisas são fundamentais: planejar e medir. É preciso entender que a criação de um planejamento de marketing digital é importante para o crescimento da empresa e a falta dele pode comprometer os resultados de forma significativa.

Quanto mais detalhado for seu planejamento, melhor. Mas é preciso que você entenda também que ele deve ser dinâmico e pode sofrer alterações pontuais ao longo do ano para que você consiga atingir seus objetivos.

A seguir irei falar sobre como criar um planejamento de marketing digital para a sua empresa. Confira o passo-a-passo:

#1 Diagnóstico

Antes mesmo de saber para onde você vai e como vai chegar lá, é fundamental que você entenda em que momento está a sua empresa e o mercado onde atua. Mapeie oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos do seu negócio e também o que já foi feito de marketing até hoje e quais os resultados alcançados.

#2 Objetivos

Se você não sabe pra onde está indo, com certeza será difícil sair do lugar. Depois de fazer um diagnóstico de sua empresa, defina quais são os objetivos do seu negócio e também os seus objetivos de marketing.

#3 Como atingir esses objetivos

Agora que você já sabe onde está e pra onde vai, chegou a hora de escolher o caminho que irá tomar. Muitos pontos irão pesar nessa decisão: verba, recursos humanos, tempo, etc.

O importante é ser realista e apostar em diferentes ações de marketing digital, por exemplo: geração de conteúdo, anúncios em sites, redes sociais, links patrocinados, ebooks, webinars etc.

#4 Investimento

Eu costumo me comunicar muito com empresas, e  um dos principais questionamentos quando falo sobre o planejamento é: quanto vou precisar investir?

Esse questionamento é normal e bastante saudável para um empreendedor. Afinal, cada um sabe aonde o bolso aperta. O que eu posso dizer nessa situação, por experiência própria, é que não ter muito dinheiro não é justificativa para não investir. O que importa é começar.

Se você só tem 200 reais por mês para investir, invista em uma única estratégia, por exemplo o Facebook Ads, e mensure os resultados. Com o tempo, você verá o retorno e se sentirá mais confiante para investir mais. É possível inclusive que você tenha um retorno que te ofereça maior poder de investimento.

Eu poderia passar valores médios de investimentos em diversas tipos de mídias digitais, mas como esses valores mudam muito de região para região e de como é prestado o serviço, é melhor não cair no erro. Mas, fique a vontade para perguntar nos comentários, terei o maior prazer em ajudar e indicar prestadores de serviço que eu confio.

#5 Cronograma

O tempo é outro fator fundamental no planejamento. Aqui você deve analisar em conjunto os seus objetivos, a verba disponível em cada mês para investimento e também as ações que você decidiu fazer. É importante que você procure distribuir bem as atividades ao longo dos meses, mas que considere também características sazonais do seu mercado. Por exemplo, se você tem um e-commerce, deve dedicar atenção especial a períodos como Natal e Dia das Mães.

#6 Equipe

Você precisa considerar também quem irá cuidar da execução de todas essas ações de marketing. Você pode optar por uma equipe interna ou pode terceirizar esse trabalho com uma agência especializada, capaz de cuidar de todas as tarefas. Nesse caso, é fundamental que você tenha alguém em sua empresa para fazer interface com a agência.

Mas é claro, que mesmo se você não puder ter uma agência e nem uma equipe, você conseguirá fazer sozinho, a chamada euquipe rss, onde você faz tudo sozinho. Foi o que eu fiz e deu super certo, é claro que demora um pouco mais, mas nada que uma boa organização de tempo não facilite a execução desta tarefa indispensável para o sucesso do seu negócio digital. 

#7 Mensuração

Por fim, você precisa definir as métricas que irá utilizar para avaliar seus resultados e fazer as mudanças que forem necessárias ao planejamento para que sua empresa tenha sempre os melhores resultados possíveis.

Muitas mídias digitais já possuem na sua própria plataforma um relatório gratuito com métricas bem definidas para a sua avaliação. É o caso do Facebook Ads, Instagram, Google Adwords. Mas se precisar de algo mais aprofundado, eu recomendo o RD Station.

Concluindo

Um ponto muito importante que é preciso ser destacado é que, planejamento exige muita dedicação, é trabalhoso, mas altamente necessário e o retorno é indiscutivelmente precioso. Imagina você poder visualizar o cenário que a sua empresa está inserida e aonde quer chegar, saber quanto irá investir e quanto terá de retornar. Na minha opinião o Planejamento de Marketing Digital é substancial para o sucesso de uma empresa.

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