Como a internet mudou o processo de compra

Marketing

Como a internet mudou o processo de compra

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 3 de junho de 2015
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O tempo voa, eu olho pro meu relógio e ele parece gritar tic-tac tic-tac, a cada minuto mal aproveitado,menos resultados eu colho. Afinal, nos tempos atuais, tempo é dinheiro. Na internet, o tempo dedicado é ainda mais produtivo, ele se multiplica, e isso é fantástico! Então, eu pergunto: quanto tempo do seu dia você tira para se dedicar a ela, a internet? Pergunto isso porque a internet mudou o processo de compra e quem não se adaptar vai perder espaço.

Infelizmente,mesmo em tempos de grandes mudanças no processo de compras, ainda se gasta tempo e dinheiro com as velhas formas de se fazer o marketing (Outbound Marketing).

A internet cada vez mais atinge a todos, independente da classe social, e muda o controle da situação. Com a existência de blogs mais específicos, da influência das redes sociais e com o Google facilitando o encontro das informações, o papel do vendedor muda e o poder se concentra nas mãos dos consumidores

Já é realidade que hoje antes de comprar as pessoas buscam na internet entender sobre o assunto, dicas de uso, como fazer, como implementar, para só então ir a loja física comprar. As pessoas chegam até o vendedor com a ideia formada sobre o que querem, por isso, hoje o vendedor já não é mais tão influente na compra. A informação está para todos e muitas empresas já entenderam isso e veem a informação não como algo para se”esconder a sete chaves”, mas sim a se disseminar, como fator de convencimento ou persuasão para a venda dos seus produtos e/ou serviços.

Com a evolução da internet o cliente tem tanto ou até mais conhecimento do produto do que o vendedor, e em função disso o contato entre eles só acontece no período final do processo de compra, ajudando na escolha e facilitando a aquisição.

Como fica o papel da propaganda neste contexto?

Com a informação mais próxima, facilitando a busca, já não faz tanto sentido sermos bombardeados por tanta publicidade.

Não que elas não sejam necessárias, longe disso, mas a opinião de clientes e especialistas, o conhecimento a cerca do tema, e o relacionamento que a sua empresa tiver com o potencial cliente, serão muito mais relevantes do que qualquer propaganda na tomada de decisão.

Então, o que as empresas devem fazer?

Antes de dar a dica que vai mudar a forma de você trabalhar o marketing da sua empresa, gostaria de compartilhar um sonho que estou começando a realizar.

Sempre tive uma grande vontade de ensinar, de repassar tudo que ao longo de dez anos eu vivi, estudei e aprendi com grandes referências do mercado de marketing digital, mas eu não queria que fosse da forma comum, em sala de aula. Eu queria atingir um grande público e isso eu sei que  só seria possível pela internet.

Este é meu primeiro blog post e, em breve, você acompanhará a evolução desse projeto em nosso site, nas nossas mídias sociais e no Google.

Sei que assim como eu você tem muito a falar com o seu cliente e mostrar tudo que tem a oferecer. Então anote essa dica: produza conteúdo, escreva algo que vale apena ser lido! Com o conteúdo de qualidade que o potencial cliente vai se deparar quando quiser mais informações sobre o assunto.