O que é que movimenta o mercado digital? Com toda certeza, a automação de marketing! Encontrar formas de gerenciar e de extrair o máximo do potencial dos leads pode ser de fato algo difícil de fazer, principalmente, tratando-se de vendas.
É fato que, gerar resultados através do marketing digital não é uma tarefa fácil, mas ainda bem que existe soluções muito eficazes para nos ajudar a melhor gerenciar e potencializar os resultados de marketing digital.
Neste artigo, além de entender o que é automação de marketing e quais as melhores práticas, vou revelar a ferramenta que eu utilizo.
O que é automação de marketing?
Todas as vendas começam com o marketing. No mundo virtual, o marketing digital faz parte das ferramentas que desenvolvem as estratégias básicas para o sucesso.
Primeiro é preciso entender que a automação de marketing seja qualquer ação realizada automaticamente. Sim, muitos pensam que agendar postagens em mídias sociais sejam partes efetivas dessa realidade, mas isso é apenas uma pequena parcela do desenvolvimento do marketing digital.
Automação de marketing vai além de simplórias expressões/técnicas. Significa: entender, agir de forma personalizada, de formas diferentes, variando de acordo com perfil, público e produto. É superar as expectativas nos canais onlines, promover uma experiência satisfatória com os leads e fazer com que o consumidor deseje seu produto.
Quais as melhores práticas de automação de marketing?
1 – Conheça seu público
Nem todo empreendedor tem tempo para conhecer seu público-alvo, mas obter informações sobre seu mercado, preferências e necessidades faz toda a diferença. Nessa jornada, ter um sistema de automação de marketing com base nesse engajamento é vital.
Portanto:
- Conheça as dores da sua persona;
- Esteja atento ás lacunas.
2 – Fazer o cliente entender que àquilo é uma necessidade, mesmo que a princípio não lhe pareça
Nem sempre um cliente sabe que precisa da oferta – isso se chama “não consciência”. Cabe, portanto, a automação de marketing criar recursos e estratégias que promovam a conscientização de determinada necessidade.
3 – Tenha conteúdo personalizado de acordo com o nicho de mercado
Seu conteúdo é a carta de vendas que precisa para fomentar vendas. Sem conteúdo de qualidade e bem personalizado, será impossível converter interessados em dinheiro.
Quando digo conteúdo, é todo conteúdo compartilhados em todas as mídias digitais, seja em redes sociais, blogs, ebooks, vídeos… O que importa é criar e compartilhar conteúdo de qualidade e direcionado para atender as necessidades do público-alvo.
4 – Crie campanhas com múltiplos contatos
Quanto mais, melhor. Na medida em que o seu negócio cresce, você precisará de maior investimento na captação de leads e de contatos. Esse investimento serve para gerar mais receita, formando assim uma bola de neve muito promissora para as finanças.
5 – Tenha suporte para todas as etapas de seu funil
Trabalhar com o funil de vendas é fundamental, de modo a resolver e solucionar problemas. Invista em todas as etapas e assim se cercará de boas ferramentas de trabalho para gerar maior produtividade.
6 – Seja capaz de reunir informações sobre cada Lead
As informações colhidas servirão de base para o próximo planejamento, abordagem e conexão com seus clientes.
7 – Alimente seu ambiente virtual
A alimentação é imprescindível e faz todo negócio crescer. É como uma planta que requer adubação e solo fértil para produzir bons frutos: movimentar conteúdos, páginas, promover ou adaptar novos leads é um mecanismo que resulta em maiores rendimentos!
Concluindo
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas de automação de marketing, é preciso entender efetivamente que tipo de ferramenta pode tornar tudo isso realidade.
Quando eu digo ferramenta, eu quero dizer softwares altamente qualificados e criados para atender a este tipo de estratégia. Eu já testei inúmeras ferramentas, mas aqui no Brasil a que melhor me atendeu foi o RD Station.
Também recomendo que antes de começar o planejamento da automação de marketing você entenda melhor sobre a jornada de compra do novo consumidor.
Olá,
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