3 Pilares Para a Sua Empresa Ser Invejada no Facebook

Hoje, já nem é preciso falar sobre a importância do Facebook ou porque uma empresa deveria estar presente nesta que é uma das principais redes sociais do momento. Todos os dias milhões de pessoas se comunicam com outras pessoas e com marcas por meio do Facebook, e é bem provável que você e sua empresa já estejam por lá. A grande questão, no entanto, é saber como se diferenciar para que a página do seu negócio seja relevante e tenha sucesso em meio a tantas outras.

É preciso entender primeiramente que cada rede social tem as suas particularidades, cada uma impacta o seu público de uma forma diferente. É claro que não é fácil administrar várias redes sociais ao mesmo tempo e fazer conteúdos diferentes para cada uma delas, mas entender como você deve olhar para cada um desses canais ajuda a visualizar como é possível organizar as suas ações e montar um roteiro para isso.

Os 3 pilares para o sucesso no Facebook

Costumo dividir a minha estratégia para o Facebook em três pilares. De acordo com a minha experiência e os casos de sucesso dos meus clientes, são esses três pilares que vão fazer você obter os melhores resultados desta mídia.

#1 – O que você posta

o que postar no Facebook

O primeiro pilar é a mensagem. Não adianta ter uma página se você não tiver ou não souber o que dizer. Você precisa criar conteúdo específico para a sua página, mas não qualquer conteúdo. É preciso que ele seja atrativo e, principalmente, original e relacionado com a sua área de atuação. Se a sua empresa é do segmento de design de interiores, por exemplo, não adianta postar memes e imagens motivacionais, você precisa que seus posts sejam capazes de engajar o seu público específico.

Vou deixar aqui algumas dicas de conteúdos para alguns seguimentos:

  • Moda – Dicas de combinação, dicas de moda, dicas de comportamento, dicas de como se vestir em determinados lugares, frases motivacionais relacionadas ao ramo… e etc.
  • Restaurante – Dicas do chef, falar sobre ingredientes, fala sobre técnicas de culinária fácil, cozinhando para uma pessoa, cozinhar um banquete com uma única panela… e etc.
  • Dentista – Dar dicas de manutenção, de escovação, como evitar determinadas doenças, bons hábitos, os benefícios de um sorriso bonito… e etc.

Essa produção deve ter uma periodicidade bacana e deve seguir uma estratégia e uma rotina de produção de conteúdo. Para dar mais velocidade a minha produção de conteúdo, eu monto uma planilha de postagens com temas para cada dia da semana. Por exemplo, se você tem uma escola infantil, pode selecionar temas como: alimentação, educação, higiene, informações, blog, atividades internas, eventos e etc. E então, distribuir um ou dois posts de cada tema em dias diferentes da semana.

#2 – Quando você posta

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Não basta criar conteúdo e postar aleatoriamente, é preciso saber quando postar. Você não pode postar uma vez por mês e nem postar milhares de coisas todos os dias, é preciso definir uma periodicidade que seja boa o suficiente para que seu negócio não seja esquecido e nem incomode os seus fãs.

Para definir quais e quando os seus posts serão exibidos para os seus fãs, o Facebook usa o “edgerank”, um algoritmo que avalia todo o histórico e os resultados da sua página. Para melhorar o seu edgerank, você precisa apostar em conteúdos que gerem mais engajamento, como vídeos e fotos de qualidade, capazes de realmente engajar a sua audiência.

Outro ponto que impacta no seu edgerank, e consequentemente o seu sucesso, é o horário das suas postagens. Para definir o melhor horário, observe no Facebook Insights (aquela página que mostra os resultados da sua fanpage) qual o horário em que a sua audiência está mais presente no Facebook e também quando seus posts costumam dar melhores resultados.

Também existem ferramentas especializadas para mensuração e otimização das redes sociais, como o Scup e o OpSocial. Ambas eu já utilizei, além dos relatórios serem mais completos e claros para qualquer um entender, elas apresentam muitos outros dados que a própria plataforma do Facebook não apresenta detalhadamente e ainda nos ajudam a organizar os dados e otimizar os resultados. Como por exemplo o tempo de resposta a um cliente.

Leia também: Como ter melhores resultados com as redes sociais

#3 – Para quem você posta

persona - pra quem você posta no Facebook

Por fim, é preciso pensar em pra quem você está escrevendo. Se o seu público é jovem, se é mais formal, se é mais técnico, etc. O melhor segredo para isso é definir personas que representem seu público-alvo e então direcionar seus posts para elas.

Uma boa dica é pensar como se fosse o seu cliente, que tipo de conteúdo te atrairia se você visitasse a página da sua empresa? Não se esqueça que nem sempre o seu perfil de cliente tem o mesmo perfil que você, por isso a importância de conhecer a fundo a sua persona.

Quer aprofundar seus conhecimenos sobre o Facebook?

Se você quer se aprofundar nesse tema, eu tenho uma boa dica para você. Recentemente, a Camila Porto, especialista em Facebook Marketing, desenvolveu um método para obter o máximo resultado usando o Facebook e os anúncios. Tudo isso ela reuniu em um treinamento completo e o mais importante, que funciona: o Curso Facebook Ads 2.0

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Abraços.

Karine

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