3 Coisas que TODO Profissional de Marketing Deve Saber Sobre Inbound Marketing

Estratégia em Marketing Digital

3 Coisas que TODO Profissional de Marketing Deve Saber Sobre Inbound Marketing

Karine Borges
Escrito por Karine Borges em 11 de agosto de 2016
Assine para receber toda semana na sua caixa de entrada

Mais do que uma newsletter, uma imersão no universo digital

inbound marketing

Sabemos o quanto o Inbound Marketing transformou o relacionamento entre as empresas e seu público-alvo. E o quanto o foco também mudou na hora de criar uma campanha. Antigamente o foco principal de qualquer campanha de Marketing era o produto, hoje é o cliente.

É pensando nele e para ele que o Marketing está voltado, e para complementar este novo modelo, o Inbound Marketing se faz necessário. Não basta pensar no cliente, é preciso fazer com que ele deseje chegar até você, e isso da forma mais sutil possível.

Nós, profissionais do Marketing, entendemos tudo isso muito bem. Mas e os outros profissionais envolvidos? E os empresários? Nem sempre né! Muitos podem achar pura perda de tempo manter um blog ou uma rede social, e acharem que apenas o Marketing Tradicional realmente traz resultados.

Sabemos que não, e pensando nisso, resolvi listar para você 3 coisas que todo profissional de Marketing deve saber sobre Inbound Marketing! Assim você terá muito mais argumentos para convencer que ser sutil e presente, é muito mais eficiente que marcar presença de forma mais agressiva nos dias de hoje.

Custo X Benefício

inbound marketing

O Inbound Marketing se baseia em 3 principais pilares: Marketing de Conteúdo, Estratégias de Mídias Sociais e SEO. Como podemos notar, nenhum destes pilares exige uma mega investimento, mas sim conhecimento e principalmente pesquisa quanto ao público-alvo.

Os resultados que o Inbound Marketing é capaz de gerar, são enormes frente ao investimento financeiro que ele exige. Além do mais, ele pode gerar algo no público-alvo de valor inestimável para qualquer empresa: a empatia!

O Inbound Marketing tem o poder de fazer com que o público vista a camisa da sua marca, sinta que ela faz parte de sua vida, e assim, a recomende a amigos e parentes. O Marketing Tradicional pode até encantar o público, mas dificilmente causará a empatia que o Inbound Marketing causa.

É útil ao público-alvo

Content Marketing

Ao contrário do Outbound Marketing (Marketing Tradicional), que tem como costume empurrar os produtos para os clientes, muitas vezes de forma um tanto invasiva, o Inbound Marketing trabalha de forma inteligente os interesses do público, ofertando a ele algo que seja interessante e que tenha alguma ligação, mesmo que indireta, ao seu produto.

Uma das bases do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, e este cumpre exatamente este papel de suprir uma necessidade, sem necessariamente vender um produto. Mas sim, educar aquele público a admirar e ver sua marca como referência num determinado assunto. Para só então num próximo passo ofertar algum produto.

Portanto, o Inbound Marketing oferece algo útil ao público, firmando um relacionamento, onde quem é alcançando tem uma necessidade suprida. O profissional que trabalha o Inbound Marketing, está sempre um passo à frente quando o assunto é a necessidade do público-alvo.

Veja o que, quem não usa Inbound Marketing está perdendo!

inbound marketing

Nada melhor que os números para provar que o Inbound Marketing dá resultado. Veja abaixo os resultados de algumas pesquisas realizadas por várias empresas que aplicam este tipo de Marketing:

– No Brasil, 58% das empresas já praticam algum tipo de Inbound Marketing, seja através de blogs, redes sociais ou e-mail marketing.

– Clientes conquistados através do Inbound Marketing, conhecem mais profundamente a marca que os conquistados através do Outbound Marketing.

– 93% dos processos de compras, são iniciados através de pesquisas pela internet.

– Empresas que praticam o Inbound Marketing, tiverem crescimento anual de 38% em seu ROI.

– Em comparação, as empresas que praticam apenas Outbound Marketing obtiveram crescimento anual do ROI de 24%.

– O Inbound Marketing gera 54% mais leads, do que o Marketing Tradicional.

– Investir em nutrição de leads garante um aumento de até 50% em suas vendas, com investimentos até 47% menor que o Marketing Tradicional.

– Empresas que fazem uso de blog, e os nutre com frequência, possui 19 vezes mais chances de crescimento do ROI.

– Após consumir o conteúdo de uma empresa, 60% das pessoas passam a ter uma visão mais positiva sobre sua marca.

Os números são muito positivos em relação ao Inbound Marketing, e certamente se uma empresa não faz uso dessa nova ferramenta, ela está perdendo uma grande oportunidade.

O Marketing é um verdadeiro mutante, hoje ele não é o mesmo de dez anos atrás, e nem será o mesmo daqui a dez anos. Ele se transforma junto com a sociedade, evolui com a tecnologia e se reinventa a cada nova geração.

Se identificou de alguma forma com esse conteúdo?Divida sua experiência conosco nos comentários! E se tiver qualquer dúvida, terei imenso prazer em ajudá-lo!

Forte abraço.

Karine Borges

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *